LogTalk LogTalk

Hidrovias e Panchita G de Navegacion inauguram curso de navegação no Paraguai

Publicado em 24/01/2018

Segundo executivo da empresa brasileira, o transporte de cargas tem crescido muito nos últimos anos

A Hidrovias do Brasil, em parceria com a transportadora fluvial Panchita G de Navegación, está oferecendo um curso de capacitação técnica em segurança operacional de comboios de barcaças. O curso de navegação será ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

O diretor de navegação da Hidrovias do Brasil, Francisco Catarino, o transporte de cargas no Paraguai vem crescendo nos últimos anos. “Atualmente, mais de 20 milhões de toneladas de cargas saem de Corumbá (MT) e são transportados até a Argentina e o Uruguai por meio dessa solução. Essa atividade contribui – e muito – para a economia de ambos os países.” Segundo ele, esse crescimento faz aumentar a responsabilidade de garantir a segurança na operação.

Por meio de uma metodologia prático teórica dividida em duas etapas, o curso terá apoio da Hidrovias durante o treinamento efetivo no manejo de barcaças, que acontece nas instalações técnicas do IPT. No local, os alunos terão contato direto com tanques de provas, um dos poucos na América do Sul que permitem a verificação prática dos estudos com modelos de comboios, simulando as diversas condições de navegação que podem ocorrer em um percurso fluvial.

“Com este curso temos a oportunidade de promover um intercâmbio de conhecimento entre duas empresas que são referência na navegação hidroviária do Arco Sul”, diz o executivo.