Assinatura Premium Assinatura Premium

HyperloopTT realizará estudo sobre transporte de contêineres em cápsulas de alta velocidade

Publicado em 17/05/2022

Por meio do modal, é possível transportar 2,8 mil contêineres por dia em uma velocidade semelhante à de aviões; com aporte do EGA Group, estudo também pretende identificar o fluxo das principais movimentações no país

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) recebeu investimento do EGA Group, operadora de cargas em logística portuária e em recintos alfandegados no Brasil, para analisar a viabilidade técnica do transporte de contêineres em cápsulas de alta velocidade. Por meio do sistema, é possível transportar 2,8 mil contêineres por dia a uma velocidade semelhante à de aviões.

A notícia chega após estudo feito no Rio Grande do Sul, que apontou viabilidade técnica, econômica e ambiental no transporte de alta velocidade em cápsulas para passageiros. Segundo a assessoria de imprensa da HyperloopTT, por motivos contratuais, o valor do aporte não será divulgado pelas companhias.

Com rota ainda em análise, o estudo pretende identificar o fluxo das principais movimentações de carga no país, além de traçar as demandas financeiras para a implementação das linhas de operação, que conectam os portos a aeroportos, rodovias, centros industriais e produtivos do local.

De acordo com Ricardo Penzin, Diretor LATAM da HyperloopTT, a expectativa é que a transição do EGA Group, um dos principais players do mercado, de parceiro para investidor engaje mais companhias nacionais no desenvolvimento do modal disruptivo.

“Após o sucesso do estudo sobre o sistema para passageiros no Sul do Brasil e a receptividade do público local, sentimos que era a hora de lançar uma pesquisa voltada para um dos setores mais importantes da economia, que é o portuário. O transporte de contêineres nas cápsulas ultrarrápidas e sustentáveis da HyperloopTT pode levar o mercado para o próximo nível, com a ‘conteinerização’ do mercado interno e um escoamento de importação e exportação muito mais produtivo. Não vemos a hora de mostrar mais uma vez a efetividade do modal.” – Ricardo Penzin, Diretor LATAM da HyperloopTT.

VIÉS SUSTENTÁVEL

Alimentado por energia renovável, o sistema em cápsulas e por levitação magnética da HyperloppTT prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em grande parte do percurso. Com isso, caracteriza-se como um sistema elétrico, com zero emissões e sustentável.

Segundo o presidente do EGA Group, Eduardo Guimarães de Assumpção, a preocupação com a sustentabilidade foi o que motivou a decisão de investimento na empresa de tecnologia. 

“A história de mais de 40 anos do EGA Group é marcada pela eficiência e criatividade na busca de alternativas e soluções operacionais e comerciais dentro do mercado de Comércio Exterior, Logística Portuária e de Recintos Alfandegados. Além de encontrar as melhores soluções para os clientes e parceiros, visamos contribuir para o desenvolvimento sustentável e ecológico do Brasil e do mundo. O ano de 2022 marca uma nova estrate?gia de sustentabilidade da companhia, construi?da a partir do investimento realizado na HyperloopTT.” – Eduardo Guimarães de Assumpção, presidente do EGA Group.

DEMAIS INICIATIVAS

A rota do Sul do Brasil, que contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi o primeiro estudo sobre o modal em toda a América Latina. Ela prevê um percurso de Porto Alegre até Gramado, na Serra Gaúcha, feito em menos de 20 minutos.

Estima-se que o retorno financeiro para o operador interessado em assumir o trajeto seja de 14 anos, além do sistema ser capaz de gerar mais de 10 mil empregos por ano na região.