LogTalk LogTalk

IA: Coopercarga escolhe CargOn para obter transformação digital

Publicado em 03/08/2021

Por meio da digitalização dos comprovantes de entrega oferecida pela logtech, o prazo médio de faturamento da empresa diminuiu em até 75%


Foto: Divulgação

De acordo com o Digital Transformation Investment 2020, 75% das empresas entrevistadas planejam investir em tecnologias inovadoras. O mesmo levantamento confirma que a crise global tem sido um incentivo para que as companhias redirecionem recursos para essa transformação digital. Uma dessas empresas é a Coopercarga, operadora logística de transporte rodoviário, que adotou a tecnologia da CargOn, logtech que atua no gerenciamento digital do transporte de indústrias e transportadoras.

A decisão da Coopercarga se deu pela necessidade de obter uma solução que otimizasse processos e aproximasse os motoristas de caminhão da digitalização. Com essa estratégia, a Coopercarga passou a ter toda a documentação das cargas transportadas digitalizadas e acompanha, online e em tempo real, todo o trajeto feito pelos caminhoneiros nas viagens.

De acordo com o CEO da Coopercarga, Osni Roman, hoje a empresa vende mais do que o transporte: vende, também, informação em tempo real.

“Com a transformação digital proporcionada pela CargOn, conseguimos diminuir o uso do papel em 80%, ter uma visão mais proativa dos nossos recursos e também passamos a dar uma resposta mais ágil ao nosso cliente. Outro bom exemplo é que com a digitalização dos comprovantes de entrega, diminuímos em até 75% o prazo médio de faturamento.” – Osni Roman, CEO da Coopercarga.

De janeiro a maio de 2021, a Coopercarga transportou 8,5 mil cargas, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Ao todo, são quase R$ 54 milhões em cargas e mais de R$ 37 milhões pagos em fretes. “Saber que temos uma tecnologia por trás de todo esse processo, além da agilidade e otimização dos recursos, dá tranquilidade. É um caminho sem volta”, diz Roman.

SEGURANÇA AOS MOTORISTAS

Outro benefício oferecido pela CargOn é o seguro de vida para os motoristas de caminhões que realizam o transporte de cargas identificadas e cadastradas pela plataforma da startup – como é o caso da Coopercarga. O seguro, no valor de R$ 50 mil, oferece cobertura por todo o período da viagem para o caso de morte ou invalidez por acidente.

“O caminhoneiro enfrenta muitos perigos em seu dia a dia de trabalho, incluindo estradas malconservadas e a falta de segurança, acarretando roubo de cargas, e nossa maior preocupação é com a vida desses profissionais e suas famílias. Por isso, saímos na frente e firmamos uma parceria pioneira com a BB Seguros para oferecer essa apólice aos nossos parceiros.” – Denny Mews, fundador e CEO da CargOn.

A OPERAÇÃO DA CARGON

A CargOn possui emissão própria dos documentos fiscais, seguro próprio e gestão total do início ao fim do transporte, uma das dores observadas no mercado de logística. A logtech foi pioneira ao adotar a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft para facilitar a identificação de motoristas e suas respectivas habilitações. Por meio da tecnologia, é possível evitar fraudes e roubos por falsos portadores, além de garantir o gerenciamento de cargas com agendamento para veículo específico, rastreio e monitoramento de itens, com local de destino, previsão de entrega e sinalização em caso de possíveis atrasos.

O recurso também valida o cadastro do motorista, que faz uma selfie e tira uma foto do próprio documento de habilitação. As imagens são enviadas para a portaria da empresa atendida juntamente à ordem de serviço. O motorista ainda é beneficiado com a tecnologia, a partir de avaliações realizadas na plataforma, ampliando as chances para novos trabalhos.

“Nosso know how em logística e a visão que temos das dores do segmento são alguns dos nossos diferenciais, pois atuamos com entendimento de causa no gerenciamento do transporte de indústrias e transportadoras, garantindo a otimização do tempo e o ganho de produtividade, como o trabalho que estamos fazendo com a Coopercarga”, explica Mews.

Osni Roman defende que a transformação digital veio para ficar e quem conseguir se adaptar a ela sobreviverá no mercado. Para ele, a oferta de produtos e serviços digitais no segmento logístico vem aumentando a cada dia. Porém, é necessário conhecimento, flexibilidade e velocidade para resolver os problemas ao criar soluções.

“A estrada é bastante imprevisível, mas com a ferramenta de monitoramento de toda a nossa frota, por meio do APP CargOn, conseguimos tomar decisões com mais agilidade, ser mais proativos e também aproveitar melhor nossos recursos, pois sabemos quando o caminhoneiro vai chegar e o direcionamos para a próxima viagem mais rapidamente.” – – Osni Roman, CEO da Coopercarga.