LogTalk LogTalk

IATA e OACI ampliam parceria para definir padrões globais de transporte aéreo de carga perigosa

Publicado em 29/01/2024

Associação trabalha com o setor da aviação para desenvolver ferramentas práticas e recomendações operacionais e constituem padrões globais aplicáveis a toda a cadeia de valor

Por Redação

IATA e OACI ampliam parceria para definir padrões globais de transporte aéreo de carga perigosa
A IATA começou a publicar orientações para o transporte de carga perigosa em aeronaves em 1956 (Foto: Shutterstock)

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) ampliaram a cooperação para a definição e implementação de padrões globais para o transporte aéreo seguro de mercadorias perigosas.

A IATA começou a publicar orientações para o transporte de carga perigosa em aeronaves em 1956 e, desde então, vem atualizando e elaborando padrões. Uma abordagem mais formal e regulatória sobre o assunto foi adotada com a implementação do Anexo 18 da OACI em janeiro de 1984, que descreve os princípios gerais para o transporte internacional de cargas perigosas.

IntituladoTechnical Instructions For The Safe Transport of Dangerous Goods by Air” (“Instruções Técnicas para o Transporte Seguro de Artigos Perigosos por Via Aérea”, em português), o documento amplia as disposições básicas do Anexo 18 e contém todas as instruções detalhadas necessárias para o transporte aéreo internacional seguro de mercadorias perigosas. Além disso, fornece aos estados orientações sobre inspeção e supervisão.

Com base nas instruções técnicas acordadas a nível governamental, por meio da OACI, a IATA trabalha com o setor da aviação para desenvolver ferramentas práticas e recomendações operacionais, que são publicadas comoDangerous Goods Regulations” (“Regulamentos para o Transporte Aéreo de Carga Perigosa”, em português) e constituem padrões globais aplicáveis a toda a cadeia de valor — fabricantes, despachantes, companhias aéreas, embarcadores e equipe de manuseio de carga em terra.

Esses padrões incluem variações do operador, documentos de apoio, ferramentas, orientações e notas, essenciais para uma abordagem prática e consistente de aceitação, inspeção, manuseio e transporte seguros de mercadorias perigosas em aeronaves.

“O transporte seguro de mercadorias perigosas se tornou uma prática comum, graças à adesão rigorosa aos padrões e diretrizes globais. O acordo de hoje garante que as mercadorias perigosas vão continuar a ser manuseadas de acordo com os padrões mais elevados aplicáveis globalmente”, declarou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

De acordo com o executivo, a associação vai continuar trabalhando com os principais grupos envolvidos para manter uma abordagem prática e globalmente alinhada para o transporte regulamentado de mercadorias perigosas. “Isso vai promover cadeias de abastecimento mais eficientes e robustas, além de manter a prioridade número um da aviação, a segurança”, disse.