LogTalk LogTalk

ID Logistics inaugura armazém em Jaguariúna e planeja fechar o ano com crescimento de 30%

Publicado em 19/12/2011

A francesa ID Logistics acaba de inaugurar um armazém localizado na cidade de Jaguariúna (SP), dedicado à fabricante de motores MWM International. Com 9.500 m² e cinco mil posições-palete, o novo armazém possui pé direito de dez metros e capacidade de piso de seis toneladas. Segundo Nicolas Derouin, diretor-geral da ID Logistics no Brasil, a empresa investiu cerca de R$ 1,2 milhão no novo espaço, distribuído entre estrutura, aquisição de equipamentos (incluindo quatro empilhadeiras da marca Linde), tecnologia, contratação e treinamento de pessoal. 

O armazém, em operação parcial desde o dia 21 de novembro, abrigará cerca de cinco mil componentes importados da MWM, que serão utilizados na montagem de uma nova linha de produção da empresa. Com o novo espaço, a ID Logistics passa a contar com um total de 21.000 m² em armazenagem distribuídos em três estruturas. Além do armazém em Jaguariúna, a operadora logística possui 5.500 m² no Rio de Janeiro e 6.000 m² no Distrito Federal, onde presta serviços de paletização, etiquetagem, montagem, transporte e distribuição.

“O setor automotivo é um dos focos da ID Logistics no Brasil”, conta Derouin, que vê na cidade de Jaguariúna a oportunidade de desenvolver novos negócios. “Acreditamos que teremos outros projetos para a região, que apresenta uma infraestrutura diferenciada e mão de obra qualificada”, completa o executivo. “Além disso, o preço do metro quadrado em São Paulo é praticamente o dobro em relação a Jaguariúna”, completa Rodrigo Bacelar, gerente de Desenvolvimento Comercial e Marketing da ID Logistics. O novo armazém conta com 25 colaboradores locais, número que deve subir para 40 quando a estrutura estiver operando com sua capacidade total.

A filial brasileira da ID Logistics já corresponde a 15% do faturamento do grupo em todo o mundo, ocupando a segunda posição, atrás apenas da matriz francesa. O Brasil representa também 17% dos metros quadrados administrados pela ID em armazéns e 15% de todas as atividades logísticas, além de servir como apoio técnico para a filial da Argentina e base de desenvolvimento para outras filiais na América Latina.

A operação brasileira é a que mais cresce, em uma taxa média de mais de 25% nos últimos quatro anos. Para o final de 2011, a expectativa da ID é crescer cerca de 30% no País.