LogTalk LogTalk

ID Logistics, Robocortex e Zebra Technologies lançam solução de paletização por realidade aumentada

Publicado em 16/04/2015

Projeto sob a responsabilidade da área de inovação do Grupo ID Logistics, solução por realidade aumentada ainda está na fase de testes e disponível somente na França

A ID Logistics, em parceria com a Zebra Technologies e a Robocortex, lançou uma solução inédita de paletização por realidade aumentada. A tecnologia, que utiliza um tablet ET1 da Zebra Technologies, oferece um recurso visual em 3D, no qual é possível prever, por vários ângulos, a colocação de uma encomenda em um palete.

A utilização dessa nova tecnologia, permite aos operadores otimizar os processos, simplificando e aumentando a produtividade. A tecnologia integra, de maneira eficaz, os novos colaboradores à função e permite que atinjam rapidamente as metas de produtividade. Além disso, os operadores, auxiliados pela visualização em 3D do palete, poderão melhorar a qualidade do suporte, considerando a sua resistência e o peso do pacote.

A colocação do produto no palete, em uma única ação, sem o recurso de tentativas e erros, reduz os encargos dos operadores, com a diminuição dos espaços vazios entre as caixas, otimizando o volume útil do palete e agregando ganhos com o transporte.

O desenvolvimento desse projeto foi possível graças à parceria entre três empresas. A ID Logistics traz a sua expertise em processos logísticos e na montagem de paletes, aliada à tecnologia Warehouse Management System (WMS), definindo as características do projeto baseada em sua experiência. A Zebra oferece soluções de hardware versáteis tecnicamente e ergonomicamente, totalmente adaptáveis ao projeto (por exemplo, ET1 tablet etc) e a Robocortex é empresa parceira do programa ISV da Zebra, que possui expertise na tecnologia de visualização por realidade aumentada para a indústria, com o desenvolvimento de software para auxiliar na paletização.

De acordo com o responsável pela área de Inovação da ID Logistics, Romain Dellamonica, “o princípio de funcionamento é simples: a preparação de pedidos é analisada pelo algoritmo de paletização, que predetermina o melhor local para cada pacote. Alterações durante esse processo são identificadas em tempo real, permitindo um novo cálculo de paletização antes do próximo pacote. Os primeiros testes serão realizados no armazém da ID Logistics, ao longo deste ano”.