Assinatura Premium Assinatura Premium

Indra anuncia update no sistema logístico do Porto de Valparaíso

Publicado em 05/05/2017

Silogport receberá atualização para reforçar a posição de liderança da empresa portuária

A Indra, empresa de consultoria e tecnologia, fará a atualização tecnológica da plataforma logística Silogport na Empresa Portuária de Valparaíso (EPV). O sistema permite ao porto ter as informações necessárias para gerenciar cada ponto da cadeia logístico-portuária, oferecendo visibilidade e rastreabilidade do fluxo de cargas, tanto fora como dentro do porto.

A atualização, que visa reforçar a posição de liderança do Porto de Valparaíso, no Chile, será feita especificamente no subsistema Silogport Operaciones, um dos três componentes que integram a solução total implantada pela Indra em 2012. Responsável por apoiar as atividades portuárias que agregam valor ao processo logístico, o sistema permite o controle e coordenação do trânsito de mercadorias na parte interna do porto de forma rápida, eficaz e segura.

Além disso, os novos recursos e a escalabilidade da atualização do projeto irá potencializar a operacionalidade da tecnologia da EPV, aumentando a capacidade e a competitividade da empresa portuária.

Desde a implantação do Silogport, o uso da infraestrutura do Porto de Valparaíso foi otimizado de maneira substancial, eliminando o congestionamento veicular e racionalizando de forma expressiva o uso das áreas comuns. Da mesma forma, a solução reduziu em 70% o tempo de espera dos caminhões de carga que se movem no local, entre outras vantagens.

O projeto consolida a Indra como uma provedora tecnológica de referência para os portos e se soma a outros contratos de implantação de “guichês” ou “Port Community System” em países como Espanha, Chile, Portugal, Marrocos, Angola e Cabo Verde. A empresa conta ainda com portfólio de soluções para vigilância marítima e portuária, como o VTMIS, sistema inteligente de gestão do tráfego de embarcações em implementação nos portos de Santos (SP) e Vitória (ES).