ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Promo PowerBank

 

Categorias

 


 
 Quintiq

 

Intermodal

 



Indústria substitui Estado e reduz gargalo na logística

Publicado em 09/09/2014

Nos próximos dez anos, as indústrias brasileiras investirão forte em logística. Empresas de segmentos diversos já gastam até 60% dos recursos de um único projeto para garantir a logística integrada e viabilizar a produção, muitas vezes substituindo investimentos públicos.

O maior projeto da mineradora Vale, por exemplo, o S11D (que escoará minério de ferro em Carajás) destinará à ampliação da capacidade logística US$ 11,5 bilhões do total de cerca de US$ 19 bilhões. O projeto contempla a construção de um ramal ferroviário, duplicação de seções da ferrovia, terminal ferroviário e instalações portuárias, entre outros. 

O setor de papel e celulose possui, ao menos, sete projetos para sair do papel nos próximos anos, no Brasil, e que dependem amplamente da melhoria da logística para se concretizarem. Além do déficit da infraestrutura, as plantas industriais estão se interiorizando e, portanto, cada vez mais longe da costa. “A infraestrutura e a logística são os pulmões do País. Todas as outras atividades dependem delas e, hoje, esse é o principal gargalo para o desenvolvimento da indústria”, afirma o advogado do Firmo, Sabino e Lessa, Leonardo Coelho, escritório especializado na área de infraestrutura.

Fonte: DCI

 

Veja também: