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Informações estratégicas a um clique dos profissionais da Supricel

Publicado em 25/06/2012

Ferramenta que cria dashboards, o TDA permite que a empresa tenha uma visão gerencial e estratégica das informações


Líder no mercado do transporte rodoviário de cargas, logística de movimentação e armazenamento, a Supricel Logística sentiu a necessidade de obter uma ferramenta que reunisse as informações dos sistemas da empresa e oferecesse os dados de desempenho com rapidez e precisão. Para isso, optou pelo TDA, desenvolvido pela W5 Solutions – empresa brasileira especializada em soluções de Business Intelligence –, que é uma ferramenta que cria dashboards e permite que a Supricel possua uma visão estratégica dos dados.

Com mais de 40 unidades em diversos estados do Brasil, atualmente, todos os departamentos da Supricel utilizam o TDA e as reuniões de Balanced Scorecard são realizadas usando esta ferramenta como única fonte de informação confiável de dados. O gerente corporativo de TI do Grupo Supricel, Willian Domingues, explica que em 2008 a área de TI assumiu o desafio de tornar-se eficaz e importante na cadeia de negócios.

“Com a estabilização do ERP, a mudança para ambiente virtual e também a total integração online de todas as filiais espalhadas pelo país, era necessário termos uma ferramenta que agrupasse os dados dos três principais sistemas: ERP, TMS e Missão Crítica”, explica Domingues. Para reunir todas essa informações a Supricel escolheu o TDA. “A liberdade de desenvolvimento para criar e atualizar os dados foi fundamental para a escolha desta solução da W5 Solutions. A tecnologia usada e a riqueza de detalhes também foram importantes”.

Segundo Domingues, foram seis meses desenvolvendo os modelos, que hoje resultam em mais de 100 indicadores. “Conseguimos fazer com que as reuniões de decisões, abertura de projetos, estudos de viabilidade usassem o TDA para analisar os dados. O primeiro departamento a ter todos os indicadores no TDA foi o de Recursos Humanos, seguidos do Comercial, Operacional, TI, etc. Mesmo a TI usa os dados do TDA para acompanhamento da evolução dos chamados, cumprimento de prazo e índice de qualidade de atendimento”, destaca.

Em 2011, a empresa percebeu que embora os indicadores estivessem totalmente alinhados com o Planejamento Estratégico, ainda faltava um componente importante, que devia sintetizar alguns indicadores e transformá-los em “mobile information”. “Desenvolvemos uma série de tabelas, que fazem a leitura do TDA e através de outra ferramenta disparam SMS para vários profissionais, fazendo com que os dados sejam enviados e não mais buscado pelo profissional”, explica gerente corporativo de TI. Como as mensagens são limitadas a 150 caracteres, caso o usuário tenha alguma dúvida é possível recorrer ao TDA ‘convencional’.