Assinatura Premium Assinatura Premium

Inforshop fecha parceria com multinacional francesa e investirá até R$ 10 milhões, em CD de ITU

Publicado em 02/02/2012

A Inforshop – uma das maiores distribuidoras brasileiras de suprimentos de escritório para os setores corporativo e governamental – acaba de fechar uma parceria estratégica com a Lyreco (Li-recô) – presente nos cinco continentes – e líder absoluta no segmento na Europa. De acordo com seu diretor, Thiago Britto, com a parceria, a Inforshop terá a oportunidade de atender no Brasil os clientes globais da parceira francesa. “A parceria ira gerar um grande número de potenciais clientes, o que colaborará para que tenhamos crescimento acelerado em 2012, em torno de 25%”, avalia. Em 2011 a empresa, que completou 25 anos, e possui Centro de Distribuição na Capital e em Itu, SP; Salvador, BA; Extrema, MG; e Brasília, DF, faturou R$ 180 milhões.

 Ele avalia ainda que para atender este crescimento está previsto a construção de mais um prédio, com 10 mil m2, que deverá entrar em funcionamento até o final de 2013, início de 2014. “Esperamos aprovar o projeto em 2012, com término da construção e início de operação previsto para 2013/2014. Num investimento de 5 a 10 milhões de reais”, antecipa.

 Britto conta que a Lyreco (Li-recô) detectou a necessidade de ampliar sua cobertura e ter um parceiro de negócios no Brasil para atender seus clientes internacionais que possuem filiais no país. “Foi a partir daí que a parceira francesa começou a pesquisar no mercado brasileiro as empresas que mais se assemelhariam à sua filosofia de negócios para propor uma aliança”, informa.

 Ele afirmou que o primeiro impacto que a parceria fechada com a francesa Lyreco (Li-recô) trará, será o crescimento do Centro de Distribuição (CD) da empresa em Itu. “Vamos dobrar o número de funcionários nas áreas de Logística e Administração, e aumentar significativamente o quadro funcional na área Comercial, ainda esse ano”, afirma. Atualmente a unidade conta, ao todo, com 54 funcionários.

 Inaugurado em Outubro de 2010, o CD Itu tem capacidade para armazenar cerca de três mil toneladas de papel, por exemplo. “Estamos falando em cerca de 130 mil caixas de papel para impressão, cerca de 1.3 milhão de resmas de papel sulfite!”, exemplifica Britto. Isso numa área de 20 mil m², sendo que 3/4 da área construída já está totalmente tomada. Os números do CD Itu é um dos motivos de orgulho da empresa. A unidade faturou cerca de R$ 14,5 milhões, em 2011.Mas este faturamento deve quadruplicar nos próximos três anos”, aposta Britto.

 De acordo com o gerente de Marketing da empresa, O CD de Itu da INFORSHOP tem grande potencial para crescer, pois está ligado diretamente ao potencial econômico da região. “Falamos de cidades como Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Paulínia, Americana, Jundiaí, Itapetininga, Tatuí, Itu e outros importantes municípios, que reúnem grandes empresas como Medley, Shell, Cosan, Flextronics, etc. Só com o contrato da CPFL, atendemos 14 municípios, próximos. Mas nosso projeto é atender todo o interior do estado de São Paulo desde Itu”, considera.

 Segundo ele, para alcançar a meta de crescimento, a Inforshop prevê de investir cerca de 60% da verba de marketing na região. E por esse motivo a empresa decidiu lançar os programas de Combate à Pirataria e de Sustentabilidade a partir do CDN Itu. “Somos aliados aos projetos CARBON TRUST e FSC da companhia Suzano Papel & Celulose, e do PLANET PARTNERs, programa da HP”.

 Com relação aos projetos de sustentabilidade da HP, o gerente de Desenvolvimento de Mercado da HP, Richard Kenj, ressalta que eles trazem resultados extraordinários, pois os cartuchos de tinta originais da marca podem conter até 70% de plástico reciclado, e mais de 250 milhões de toners foram devolvidos e reciclados desde 1991.  Através do programa Design for Environment – Design Sustentável - a HP desenvolve cartuchos de tinta e de toners com o intuito de utilizar menos materiais e recursos naturais, e facilitar a reciclagem. “Com a parceria HP/Inforshop a estimativa é expandir – significativamente - as ações de sustentabilidade da HP, pois foram os clientes da HP que tornaram possível, que milhões de cartuchos originais da marca não fossem enviados a aterros sanitários, ao reciclá-los mediante o programa HP Planet Partners”, sustenta Kenj.

As empresas parceiras

Fundada em 1986, a Inforshop completou 25 anos de mercado, em 2011. Quando fundada, o objetivo inicial era criar uma rede franqueada de lojas sob o slogan “o shopping da informática”. Ao longo deste tempo muita coisa mudou, incluindo o próprio ramo de atuação da empresa, que se transformou numa referência na área de distribuição de suprimentos. Os valores, no entanto, continuam os mesmos desde sua fundação. Acima de tudo, respeito e honestidade com todas as partes envolvidas e interessadas no negócio: clientes de todas as regiões do Brasil, fornecedores das marcas mais consagradas do mercado e cerca de 300 colaboradores.

 A empresa tem no dinamismo uma de suas principais marcas, pois dispõe de frota própria composta por veículos de diferentes tipos e tamanhos, além de transportadoras contratadas, garantindo entrega rápida, eficaz e cobertura nacional; entrega diretamente ao usuário, facilitando a conferência e eliminando a necessidade de manutenção de um almoxarifado; e tem periodicidade de entregas definida pela necessidade da própria empresa. A Inforshop conta com cinco Centros de Distribuição (CDs) próprios. Os principais, em Itu e São Paulo, totalizam uma área de 25.000 m², há CD ainda em Extrema, MG, Brasília, DF, e Salvador, BA. A empresa mantém Centro de Negócios na Capital e em Itu, SP; Rio de Janeiro, RJ; e Salvador, BA.

 A Lyreco é uma empresa privada que fornece soluções em suprimentos para escritório para o segmento corporativo, líder em B2B. Com aproximadamente 10.000 funcionários, incluindo a força de vendas com mais de 4.500 pessoas, sua principal especialidade é o foco no atendimento ao cliente e excelência na distribuição. Além de ser líder de mercado na Europa, a empresa também está presente na América do Norte, Austrália e Ásia, operando em 27 países.

 O grupo faturou 2,2 bilhões de euros em 2011. Contando com os parceiros, a Lyreco cobre 37 países em cinco continentes. Os parceiros de vendas da Lyreco são:

 

  • OFFICEMAX que cobre os mercados dos EUA e México,
  • ASKUL no Japão,
  • OFFICEPRO em Taiwan;
  • WALTONS cobrindo mercados no Sul da África (África do Sul, Namíbia e Moçambique);
  • OFFICE PRODUCTS DEPOT na Nova Zelândia;
  • INFORSHOP no Brasil;
  • MARKEN, na Argentina.