LogTalk LogTalk

Ingram Micro passa a oferecer soluções de logística reversa em TI no Brasil

Publicado em 23/04/2018

Centro de tratamento e destinação de ativos inicia operações para oferecer serviços conectados com práticas sustentáveis e com a política nacional de resíduos sólidos

A Ingram Micro Brasil anunciou a abertura de um centro ITAD (IT Asset Disposition) em São Paulo. Com isso, empresas brasileiras preocupadas com sustentabilidade e logística reversa de produtos eletrônicos terão acesso a soluções especializadas.

Os serviços servem para prolongar a vida útil de equipamentos, recuperá-los e reinseri-los no mercado ou na cadeia produtiva sob forma de insumos (quando são descartados) e soluções para eliminar dados de discos e drives quando não servem mais ao usuário, garantindo que o conteúdo não caia nas mãos de pessoas não autorizadas.  A operação na capital paulista é a primeira na América Latina e o quarto centro de serviços ITAD da Ingram Micro em todo o mundo.

O presidente da Ingram Micro Brasil, Luis Lourenço, declara que a necessidade de realizar logística reversa é universal. “Os recursos são finitos e é preciso agir para reduzir impactos ambientais, reutilizando e reciclando materiais. Com a nova operação ITAD, a Ingram irá prover uma solução completa a seus clientes, entregando equipamentos novos, mas também desmontando o parque antigo e cuidando de sua destinação com segurança.”

Centro de serviços de alta tecnologia
A oferta de serviços ITAD pela Ingram Micro ganhou impulso há cinco anos, quando a companhia adquiriu a CloudBlue Technologies, empresa norte-americana que atuava no setor desde 2001. Desde a compra, a operação ganhou escala global, usando a infraestrutura da Ingram Micro para levar os serviços a novos mercados internacionais.

“Nossas novas instalações em São Paulo são parte integrante do crescimento orgânico contínuo da Ingram Micro ITAD”, disse Todd Zegers, vice-presidente de ITAD & Logística Reversa da Ingram Micro. “Nos últimos quatro anos, abrimos 15 novos locais em todo o mundo para fornecer serviços de ITAD e de suporte ao ciclo de vida para clientes atuais e novos.”

No Brasil, a demanda por soluções que assegurem a destinação correta de equipamentos eletrônicos vem aumentando, não só por causa da conscientização geral sobre a importância de preservação do meio ambiente, mas também por razões legais. Em 2010, a lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. A PNRS institui a responsabilidade compartilhada de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos.

Em São Paulo, o centro ITAD já está em funcionamento, utilizando como base a estrutura de operações da Ingram Micro Brasil, que foi equipada com maquinários específicos e habilitada com licenças e certificações para oferta desses serviços. Novos investimentos serão feitos de acordo com o crescimento do negócio, a partir da demanda.