LogTalk LogTalk

Insurtech agiliza contratação de seguros no transporte de cargas

Publicado em 12/08/2021

Em parceria com a Argo, “Transporte Seguro” chega com a premissa de realizar o processo em tempo real; essa é a primeira iniciativa do gênero no segmento de logística


Foto: Divulgação

A burocratização nos processos de contratação de seguro no transporte de cargas é algo que atinge a operação de uma série de empresas – especialmente as menores. Para tornar esse processo mais simples, surge a Transporte Seguro, primeira insurtech do Brasil voltada ao mercado logístico. O serviço permite a cotação do seguro de cargas e, na sequência, a emissão do certificado de cobertura em tempo real. Trata-se de uma parceria com a seguradora Argo.

Segundo dados divulgados no Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2020, a condução de cargas atualmente é feita por 219.956 empresas, 435 cooperativas e 724.098 profissionais autônomos. O modal rodoviário é responsável por 65% do transporte de cargas que totaliza mais de 2,2 milhões de veículos. Neste cenário, 90% são pequenos negócios que enfrentam processos burocráticos na contratação do seguro para o transporte de mercadorias e por isso, necessitam de soluções práticas para a logística.

Hoje, a transportadora precisa preencher questionários com até 40 itens distribuídos em duas páginas e esperar até cinco dias para obter a cotação e aprovação do seguro de transporte. Tal prazo causa diversos transtornos para a operação logística, que demanda agilidade – até mesmo para manter a sustentabilidade financeira do seu negócio.

Segundo o CEO da Transporte Seguro, Manoel Resende, depois do processo realizado, as transportadoras podem utilizar a apólice de transporte em até 24 horas. “Isso significa que após responder 10 perguntas simples na plataforma da Transporte Seguro, é possível acessar em tempo real a cotação do seguro para o transporte das cargas e obter contratação do seguro e a emissão imediata do certificado de cobertura do RCTR-C e do RCF-DC”, explica.

O executivo destaca que a insurtech é o primeiro modelo de negócio que permite a contratação de seguros de transporte diretamente em uma plataforma com aprovação em tempo real e permite que a operação de transporte ocorra no dia seguinte com as devidas coberturas de seguros contra acidentes e roubos. Foi desenvolvida com base na expertise da Fitinsur, insurtech brasileira focada em gerar negócios no segmento de seguros de linhas comerciais.

PARCERIA ESTRATÉGICA

Em parceria com a Argo Seguros, seguradora especialista em transporte nacional e internacional, a expectativa é que a Transporte Seguro traga velocidade e eficiência na contratação do seguro obrigatório de acidentes e do seguro de roubo e desaparecimento da carga.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois está no DNA da Argo a inovação, principalmente para facilitar a vida do corretor e do cliente”, reforça Ivor Moreno, head de Transportador e Inovação da Argo Seguros. “Através do uso das melhores tecnologias do mercado, baseamos nosso fluxo em parâmetros e condições exclusivas, a plataforma interliga toda a cadeia necessária para a emissão do seguro até aprovação com a seguradora Argo”, garante ele.

O seguro de transportes é obrigatório por lei e “protege” contra acidentes e roubos de carga no Brasil. As transportadoras são obrigadas por lei desde 1967 a contratar o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C).