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Inteligência Artificial nos transportes é foco da nova MundoLogística

Publicado em 18/09/2020

Nova edição fala da transformação operada pela IA nos transportes, seus conceitos, as soluções já em uso. Também de suplly chain 4.0, impressão 3D e muito mais

 

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade, especialmente quando aplicada aos transportes. No entanto, por mais que sejam vistos seus avanços, as possibilidades de uso e potencialidades ainda soam controversas para muitos, por isso, a Revista MundoLogística, na sua edição de número 78, dedicou-se a explorar os conceitos da IA e como o setor de transportes será transformado por ela. O artigo de capa contextualiza sobre os tipos de IA existentes, seus conceitos, exemplos técnicos de aplicações e a mudança de olhar necessária para a efetiva adoção da tecnologia. 

Lembrando que essa transformação não será em um futuro distante, afinal as soluções que se utilizam da tecnologia para revolucionar o setor de transportes já estão rodando por aí e mudando por completo as operações. Embora artificiais, elas conseguem racionalizar as análises e decisões de um modo impossível aos humanos, sendo assim, não há espaço para erros e desatenções. Importantes soluções, aplicadas a várias áreas dos transportes, são apresentadas na matéria especial, que traz importantes fornecedores de software. Esta matéria, inclusive, é aberta para não assinantes e pode ser lida, gratuitamente, clicando aqui.
 

Outros destaques da MundoLogística

Sem perder o viés tecnológico de vista, a edição aborda uma nova revolução, na verdade uma disrupção, trazida pelas impressoras 3D. Imprimir pode ser mais vantajoso do que produzir. É claro, dependendo dos processos fabris.
Uma nova proposta de reconfiguração das cadeias também é apresentada nesta edição: uma Supply Chain 4.0. 
E falando em novo, nada mais atual do que a nova realidade criada, com consumidores mais exigentes do que nunca. A jornada de colocá-los no centro das decisões pode ganhar valor com um novo modelo de framework de SCM.
Aliás, se são as preferências de consumo que norteiam as operações last mile, o destaque internacional fica por conta da Coluna MIT GCLOG, direto do Massachusetts Institute of Technology(MIT), com um estudo, feito no Brasil, que investigou as intenções de compra e expectativas de entrega. 
Ainda falando de última milha, um artigo que propõe uma analise das oportunidades e riscos da economia colaborativa.
A importância de um indicador de eficiência da atividade logística; a tomada de decisão 4.0 no gerenciamento de suprimentos, e a sincronização do fluxo de materiais com a demanda são outros temas que completam essa edição.
Confira todos os artigos abaixo!
Lembrando que, com exceção da Matéria Especial, todos eles são exclusivos para assinantes e produzidos por profissionais da área. Veja aqui os planos de assinatura!

 

Tomada de decisão 4.0 no gerenciamento estratégico de suprimentos
Como otimizar as decisões de fornecimento com ganhos de competitividade e compliance.
Por Gilberto Montibeller   e Joice Ribeiro Giacon 



Consumer Centric Supply Chain Framework
Como um framework de SCM centrado no cliente pode ajudar no diagnóstico e evolução das práticas empresariais em uma “nova realidade”?
Por Henrique Alvarenga, Leonardo Julianelli, Matheus Macedo   e Walter Puppo 
 

A importância do indicador de eficiência da atividade logística: Overall Logistics Efficiency (OLE)
Uma formulação para mensurar a eficiência de sistemas logísticos.
Por Carlos César Ribeiro Santos, Leonardo Sanches de Carvalho  , Ricardo de Oliveira Monteiro Russel   e Vitório Donato 
 

O potencial disruptivo da impressão 3D na supply chain
Como reduzir os custos da cadeia substituindo a produção pela impressão.
Por Gisela Mangabeira de Sousa 



Economia colaborativa na última milha
Oportunidade ou risco?
Por Fernando Penteado 



Supply Chain 4.0: A reconfiguração das cadeias de suprimentos
Os novos desafios das cadeias e seus pilares essenciais.
Por Leonardo Julianelli  , Matheus Macedo   e Walter Puppo 
 

Coluna MIT GCLOG: Preferências de logística da última milha para compras on-line
Um estudo sobre a intenção de consumo e expectativa de entrega.
Por Agatha da Silva, Christopher Mejía-Argueta  , Luiz Barreto  , Matthias Winkenbach   e Milena Janjevic 


Coluna Lean Institute Brasil: Sincronização do fluxo de materiais com a demanda
O caso de aplicação lean em uma empresa metalomecânica.
Por Adionil Jose Fumagali Junior