Assinatura Premium Assinatura Premium

Inteligência artificial: oportunidade de negócios para o transporte rodoviário de cargas

Publicado em 21/09/2018

A paranaense Gestran desenvolveu o Fretefy, uma tecnologia para que transportadores possam gerenciar as cargas com mais eficiência

Entre as principais economias do mundo, o Brasil é o país com a maior concentração no transporte rodoviário de cargas. O transporte de 75% das mercadorias do país são feitas pelo modal, o que o controle logístico um grande desafio para os gestores, principalmente com gerenciamento das cargas, gestão de frota própria e contratação de terceiros.

Especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para o setor de transporte e logística, a paranaense Gestran encontrou na inteligência artificial uma solução para gerar e acelerar negócios. A empresa desenvolveu o Fretefy, uma plataforma própria para o gerenciamento inteligente de cargas.

De acordo com o CEO da empresa, Paulo Raymundi, o DNA da Gestran foi utilizado na solução. “[Criamos] uma solução que engloba toda a cadeia, desde o gerenciamento de cargas com a frota própria à contratação de transportadores terceiros e motoristas autônomos. Temos como objetivo também facilitar o frete de retorno para evitar que os veículos transitem vazios após chegar ao destino final.”

A Gestran investiu R$ 2 milhões no desenvolvimento do aplicativo, que é considerado pelos desenvolvedores uma startup dentro de uma empresa tradicional. “Com esse investimento, aumentamos o número de colaboradores, grande parte deles atuando no gerenciamento do Fretefy, no suporte e atendimento aos clientes”, diz Raymundi.

Fretefy: como funciona?

Na prática, quando a transportadora recebe uma nova carga e realiza o cadastro no Fretefy, a ferramenta analisa as características desta carga com a dos veículos disponíveis, além de avaliar em poucos segundos o local e o horário de coleta e entrega.

É possível cadastrar as cargas de três formas: carga restrita, exclusiva para veículos da própria transportadora, carga direcionada, quando a frota própria da transportadora não pode atender às demandas e é necessário buscar uma empresa parceira, e carga pública, a solução busca no mercado os veículos disponíveis para essa carga.

Para que os operadores possam administrar essas demandas, o Fretefy disponibiliza o Painel de Gestão, no qual é possível monitorar em tempo real as cargas em trânsito e também aquelas que ainda precisam ser transportadas. A ferramenta também permite a avaliação de parceiros e motoristas contratados.