LogTalk LogTalk

Intralogística gera até 25% de gastos com ações de movimentação e armazenagem

Publicado em 06/11/2018

Por causa do custo, empresas têm buscado investir em soluções que ofereçam bom custo-benefício e sustentabilidade

Intralogística custos 25% operação Fronius cool battery guide easy

O processo intralogístico, que contempla o uso de empilhadeiras, salas de bateriais e paleteiras, envolve custos elaborados. Atualmente, essas operações podem representar até 25% dos gastos com ações internas de movimentação e armazenagem. Além da relação custo-eficiência e rentabilidade, a sustentabilidade é um fator primordial para quem compra um sistema de empilhadeira operado eletricamente.

De acordo com a gerente comercial da Unidade de Negócios de Carregadores de Baterias da Fronius, Mariana Kroker, as empresas têm buscado investir em produtos sustentáveis e em processos de carregamento. “É preciso dispor de soluções inteligentes, tecnológicas e assertivas, para que as companhias possam aproveitar cada vez mais seus CDs (Centros de Distribuição) ou espaços logísticos para outras atividades. A ideia é reduzir tempo de carregamento, menos baterias e otimizar o espaço. Logo não será mais necessária uma sala de baterias e sim, pit stop de cargas”, explica.

O grande gargalo para muitas empresas são os carregadores mais antigos, principalmente, pelo tempo de carregamento e por consumirem muita energia. Os carregadores de bateria determinam 50% dos problemas operacionais. Um sistema de carregamento de baterias eficaz influencia na vida de baterias, além dos gastos de manutenção e de energia para abastecê-la.

Para ter um bom desempenho é preciso apostar na troca de tecnologia. “O custo benefício deste investimento é rápido, dependendo da quantidade de turnos de trabalho, kWh pago e baterias por máquina. Mas devemos enxergar esta mudança de tecnologia como investimento, pois além dessa economia imediata de energia, o carregador terá vida útil de 10 anos”, ressalta Kroker.

Cool Battery Guide Easy

Para otimizar a utilização da bateria através do sistema de informação e gerenciamento, a empresa oferece uma solução chamada Cool Battery Guide Easy. O equipamento possui uma unidade de controle ligada a uma faixa de LED em cada sistema de carregamento da bateria, informando ao usuário a bateria que foi carregada há mais tempo. Com isso é possível garantir que todas as baterias serão utilizadas igualmente com a mesma frequência e com tempo suficiente para resfriar. “A Fronius apoia os seus clientes desde a fase de planejamento e assegura que os sistemas cumpram todos os requisitos necessários, incluindo proteção contra incêndio, explosão e segurança de trabalho”, complementa a gerente.