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Ipiranga inicia comercialização de combustível marítimo com abastecimento em águas no Rio de Janeiro

Publicado em 12/12/2023

Segundo a companhia, a primeira operação ocorreu na Baía de Guanabara (RJ); operação envolve cinco etapas de distribuição por duto, transporte rodoviário e marítimo

Por Redação

Ipiranga inicia comercialização de combustível marítimo com abastecimento em águas no Rio de Janeiro
Para a companhia, trata-se de um mercado com potencial de crescimento (Foto: Divulgação)

A Ipiranga iniciou a comercialização de óleo diesel marítimo (MGO) diretamente para embarcações na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Para a companhia, trata-se de um mercado com potencial de crescimento.

A operação envolve cinco etapas de distribuição, por duto, transporte rodoviário e marítimo. No Rio de Janeiro, a operação será realizada por meio de um rebocador e da barcaça CD Santos, com capacidade para 1,5 mil m³, partindo do Estaleiro São Miguel, em São Gonçalo (RJ).

De acordo com a empresa, a Ipiranga detém cerca de 12% do mercado de combustíveis marítimos no Brasil e pretende alavancar a participação atendendo a clientes com abastecimento de embarcações em águas.

“Este projeto mostra a nossa solidez em oferecer um amplo portfólio de produtos e, agora, de abastecimento marítimo”, afirmou José Vianna, vice-presidente de Ipiranga Empresas. “A empresa segue cumprindo seu papel de estar atenta às oportunidades de mercado para incrementar seu negócio, priorizando a segurança da operação, com foco em seus funcionários, comunidades próximas e meio ambiente.”

COMERCIALIZAÇÃO DE BUNKER

No início do ano, a Ipiranga iniciou a expansão da frente de negócios B2B, com a comercialização de bunker no Rio Grande do Sul, fornecendo óleo combustível marítimo para motores de navios de grande porte.

Com a expectativa de atender o mercado de exportação de grãos que escoam pelo Porto de Rio Grande, a iniciativa se beneficia com o aspecto logístico, já que a operação conta com suprimento da Refinaria de Petróleo Riograndense.

A Ipiranga oferece dois tipos de bunker: o óleo combustível com baixo teor de enxofre VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil), e o óleo diesel marítimo com baixo teor de enxofre LSMGO (Low-Sulphur Marine Gasoil), enquadrados dentro das especificações ISO 8217: 2010, cumprindo as normas da IMO 2020 e servindo para o abastecimento de todos os tipos de navios.

Segundo o vice-presidente de Supply e Trading da Ipiranga, Francisco Ganzer, a companhia está empenhada apesar dos desafios que o modal fluvial apresenta. “A comercialização de bunker abre novas possibilidades para a empresa e acreditamos que este é um mercado no qual temos plenas condições de ser um player relevante.”