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Ipsos e TruckPad lançam parceria para estudar caminhoneiros por todo o País

Publicado em 28/01/2016

Pesquisadores poderão segmentar profissionais e conduzir estudos por meio do aplicativo TruckPad

Entender os mais de 1 milhão de caminhoneiros autônomos ao redor do País ficou mais fácil com o auxílio da tecnologia. A parceria entre a empresa global de pesquisa Ipsos e o TruckPad, aplicativo de celular que conecta o caminhoneiro à carga, permitirá pesquisar motoristas de caminhão por meio do smartphone e conhecer desde as rotas mais utilizadas aos hábitos de consumo desses profissionais, inclusive regionalmente, graças aos recursos de geolocalização. 

O aplicativo TruckPad, propriedade de empresa homônima, permite que os motoristas relacionem ofertas de fretes na região em que se encontram e fechem negócios diretamente com o solicitante. Em dezembro, R$ 1,5 bilhão em frete foi lançado na plataforma, de acordo com a companhia proprietária da plataforma.

Por meio desse mesmo aplicativo, os motoristas receberão convites da Ipsos para participar de pesquisas e poderão acessar os questionários dos estudos direto de seus celulares.  A Ipsos é, hoje, líder de pesquisa no setor automotivo no Brasil e, com a metodologia mobile de estudo, planeja otimizar recursos e gerar insights mais detalhados para setores como transportadoras, montadoras, empresas de autopeças, pneus e seguradoras. 

“Se uma montadora precisa conhecer a satisfação do motorista com um caminhão específico, por exemplo, podemos selecionar uma amostra de caminhoneiros com o perfil desejado. O questionário é respondido online, portanto, os resultados são disponibilizados para o contratante da pesquisa em um tempo muito menor do que em estudos tradicionais em que um entrevistador vai para as estradas ‘caçar’ sua amostra de respondentes”, explica o diretor da Ipsos Loyalty, Fernando Deotti.

Ainda segundo Deotti, com essa parceria, nenhuma outra empresa de pesquisa chegará ao público caminhoneiro como a Ipsos. A pesquisa online também propiciará rapidez, dados em tempo real e menor custo.  

A TruckPad, por meio de sua plataforma de marketing digital RoadDrivers, permite que fornecedores do setor automotivo tenham um canal direto de relacionamento com os caminhoneiros, criando novas oportunidades de venda de produtos e serviços. O RoadDrivers já é usado por empresas como Visa, GoodYear e Volkswagen. 

“Agora, em parceria com a Ipsos, os fornecedores do setor poderão, além de se relacionar com o caminhoneiro, conhecer mais a fundo o setor e os caminhoneiros”, explica CEO da TruckPad, Carlos Mira.  

De acordo com Deotti, a Ipsos viu uma oportunidade no alto nível de conectividade entre os caminhoneiros. “É importante ressaltar que o perfil do caminhoneiro de hoje é bem diferente daquele estereótipo do homem simples, de pouca instrução, que fica meses sem falar com a família. O que temos atualmente nas estradas são veículos bastante sofisticados, dirigidos por profissionais qualificados, que utilizam a internet intensamente, como ferramenta de trabalho e como meio de comunicação contínua com sua família. Identificamos esse potencial e vamos em frente para conhecer bem melhor esses profissionais.”