Multilog Multilog

JBS e EZVolt firmam acordo para instalação de 130 pontos de recarga para caminhões elétricos da No Carbon 

Publicado em 17/10/2023

Até o momento, a EZVolt já levou carregadores para 11 CDs da JBS em dez estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo 

Por Redação 

JBS e EZVolt firmam acordo para instalação de 130 pontos de recarga para caminhões elétricos da No Carbon 
Em comunicado, a companhia afirmou ter 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade (Foto: Divulgação)

A No Carbon, empresa da JBS, e a EZVolt, da Vibra, ampliaram o fornecimento de pontos de recarga para a frota de caminhões. O acordo entre as companhias prevê a instalação de 130 novas estações de abastecimento até o final do ano. Até o momento, a EZVolt já levou carregadores para 11 centros de distribuição da JBS em dez estados.  

Para abastecer os caminhões elétricos da No Carbon, a EZVolt instalou carregadores nos centros de distribuição da Seara e da Friboi no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo.  

Além disso, a frota da No Carbon tem o apoio de uma rede de hubs de recarga ultrarrápida, que podem recarregar a bateria do veículo em até uma hora, para eventual necessidade de carga ao longo da rota. 

Em comunicado, a companhia afirmou ter 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade. A frota é responsável hoje pela distribuição dos produtos das marcas Friboi, Seara e Swift em viagens dentro de centros urbanos em diferentes regiões do País.  

“Estamos evoluindo nos serviços que oferecemos aos nossos clientes. Queremos auxiliá-los na missão de entregar os seus compromissos de redução das emissões dos gases associados ao efeito estufa. Trabalhamos diariamente para atendê-los da melhor maneira, e o acordo celebrado entre a EZVolt e a JBS comprova que estamos no caminho certo”, afirmou Bernardo Winik, vice-presidente B2B da Vibra.  

ACORDO 

O acordo firmado entre a JBS e a EzVolt é na modalidade conhecida como “charge as a service”, em que a startup apoia a empresa em todas as etapas da migração da frota, fazendo desde os estudos de viabilidade técnica e operacional até a entrega dos equipamentos de recarga.  

Segundo as companhias, o investimento para aquisição e instalação dos equipamentos e da infraestrutura ficam a cargo da EZVolt, que fornece ainda o software de gestão de recargas para que a No Carbon tenha acesso a todos os relatórios de consumo de energia dos veículos.  

“Nossa opção de aportar recursos próprios arcando com o investimento de implantação da rede de recarga demonstra que estamos alinhados à nova cultura em que as empresas optam pela contratação de um serviço de qualidade em vez de tentar comprar equipamentos por conta própria e levar uma operação complexa como essa para dentro de casa”, declarou Gustavo Tannure, CEO da EZVolt. 

SUSTENTABILIDADE 

De acordo com a companhia, os caminhões da empresa já percorreram cerca de 3,4 milhões de quilômetros para a entrega dos produtos da JBS. Com isso, a companhia já deixou de emitir cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera com a substituição de combustível fóssil pela eletricidade, o que equivale ao plantio de 270,2 mil árvores.