Assinatura Premium Assinatura Premium

JDA lança Luminate Control Tower que detecta e previne as interrupções de Supply Chain, com Machine Learning e IA

Publicado em 10/09/2019

Única solução cognitiva de Supply Chain SaaS no mercado que permite o input de informações do ecossistema digital de mídias sociais à Internet das Coisas (IoT) 

 

A JDA Software lança o Luminate Control Tower, centro de controle de crise end-to-end que permite que empresas tenham visibilidade em tempo real das informações da cadeia de suprimentos, permitindo que se façam ações corretivas antes que elas ocorram. A  solução SaaS da JDA permite interpretar, detectar eventos inesperados, identificar o impacto dessas interrupções, agir, prever mudanças de demanda, através da integração de tecnologias de ponta como Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial (IA), analytics avançado e Machine Learning (ML). 

“As empresas podem armazenar na nuvem as informações dos principais sistemas de planejamento dos seus recursos empresariais, da demanda, da produção, do gerenciamento dos centros de distribuição e, em geral, de toda a cadeia de suprimentos nesta solução SaaS da JDA, o que permite automatizar a cadeia de suprimentos, prevendo interrupções ao longo dela, planejando e facilitando as respostas, em caso de eventos”, explica Koushik Balasubramanian, executivo de soluções da JDA Software.

Além disso, a JDA Luminate Control Tower é a única solução no mercado que permite o input de sinais digitais internos e externos - como mídias sociais, notícias, eventos, clima e IoT - do ecossistema digital, incluindo distribuidores, fornecedores e parceiros. Ao capturar e analisar feeds de dados, a partir da digital edge, as empresas obtêm uma maior compreensão do sentimento do consumidor, das condições de fornecimento, das percepções da demanda e de qualquer correlação com as flutuações do consumo. 

Esses recursos permitem que os profissionais de planejamento do supply chain possam prever o Tempo Estimado de Chegada (ETA) para entregas com base em atualizações em tempo real sobre clima, tráfego, congestionamento, entre outros, além de identificar posições precisas do inventário, com base nas ETAs de entrega.

“Com o JDA Luminate Control Tower, as empresas podem reduzir seus custos de remessa em até 30%, obtendo visibilidade em tempo real sobre os níveis de estoque; aumentar em até 60% a eficiência do seu planejamento, sendo capazes de ver as informações dos fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes em tempo real; e ainda reduzir em até 10% o investimento em estoque, e ainda gerar recomendações que minimizam riscos, gerando muitas oportunidades”, afirma Samuel Baccin, diretor de Alianças no Brasil, da JDA Software.

Microsoft Azure e JDA

A JDA Luminate Control Tower, com base no Microsoft Azure, fornece recursos para alimentar o “centro de controle de crise” das cadeias de suprimento globais: visibilidade em tempo real, através do ecossistema digital dos parceiros, em uma plataforma colaborativa, conectada e com recomendações prescritivas; apoia o planejamento de cenários mais inteligente, com respostas mais lucrativas e leva a um melhor serviço; e aumenta a receita e baixa o custo do serviço.

A ferramenta Saas JDA ainda realiza várias análises de hipóteses para diferentes opções de resolução, em seguida, recomenda ou executa cursos de ação ideais que equilibram as demandas de curto prazo com as metas estratégicas de longo prazo. 

Como funciona

Ao identificar um problema, o software avisa - via notificação no celular ou por e-mail em tempo real - para a empresa e todas as assinaturas envolvidas no evento e seu impacto potencial. “É criada uma comunidade, um ecossistema, para que todos os envolvidos possam tomar decisões juntos e colaborativamente”, explica Balasubramanian. As notificações também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e os destinatários, sobre quais são notificados e por quais canais.

O Luminate Control Tower possui uma opção que automatiza a tomada de decisões: quando o sistema detecta um problema, ele o corrige de forma autônoma. Por exemplo, é capaz de identificar quando um contêiner chegará depois do esperado e podemos corrigir a demanda.

“Aqui na JDA Brasil contamos com o apoio do nosso ecossistema de parceiros, tão comprometido quanto nós, no desenvolvimento das estratégias e na implantação das soluções dos nossos clientes para entregarmos juntos uma cadeia de suprimentos autônoma”, conclui Baccin.