Multilog Multilog

JSL abre inscrições para treinamento de mulheres na operação máquinas no MS 

Publicado em 13/10/2023

Programa “Mulheres na Direção” está selecionando candidatas para vagas de empilhadeirista, nas cidades de Inocência e Ribas do Rio Pardo, para atuar em operação da Suzano 

Por Redação 

JSL abre inscrições para treinamento de mulheres na operação máquinas no MS  
Com apoio da empresa Suzano, a iniciativa procura oferecer oportunidades e desenvolver talentos (Foto: Divulgação)

A JSL está com as inscrições abertas até 22 de outubro para a 6ª edição do Mulheres na Direção. O programa está com 30 vagas para operadoras de empilhadeira em duas cidades do leste de Mato Grosso do Sul: 15 para trabalhar em Inocência e a outra metade para atuar em Ribas do Rio Pardo. 

Com apoio da empresa Suzano, a iniciativa procura oferecer oportunidades e desenvolver talentos, priorizando as mulheres que buscam inclusão no mercado de trabalho formal e capacitação profissional. 

Para participar do programa, é preciso possuir CNH na categoria B — que permite dirigir automóveis, picapes, utilitários e vans —, residir em uma das cidades participantes e ter disponibilidade para trabalhar em diferentes turnos. Não é necessária experiência em operação de empilhadeira. 

“A inclusão da mulher no universo operacional é fundamental para aproveitarmos todo o potencial humano e promover a diversidade de pensamentos, habilidades e experiências em um ambiente misto, resultando em uma operação segura, eficiente e saudável”, afirmou a especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional da JSL, Daniella de Melo. 

Além do treinamento teórico, as candidatas aprovadas no processo seletivo passarão por formação prática, totalizando 168 horas de aprendizado. O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) realizará a capacitação com carga horária de 84 horas. Já o time de operação passará pelo desenvolvimento de liderança com foco em viés inconsciente, que soma 4 horas de treinamento. 

As futuras operadoras de empilhadeira serão contratadas como trainees por 45 dias e poderão ser efetivadas conforme seu desempenho e a disponibilidade de vagas. Ao longo de todo o processo, elas terão o acompanhamento de orientadores sobre a nova função e procedimentos de segurança. 

Criado em 2021, o “Mulheres na Direção da JSL” já formou 47 mulheres, que atuam como motoristas carreteiras e operadoras de empilhadeira. Esta é a terceira vez que o programa é realizado em conjunto com a Suzano, que já formou empilhadeiristas em Mucuri (BA) e atualmente está em andamento para a mesma função na região do Alto Tietê (SP).