Assinatura Premium Assinatura Premium

Jungheinrich lança equipamentos de lítio para operações frigorificadas

Publicado em 10/11/2020

Sistema de Aquecimento das baterias garante maior produtividade e eficiência energética em baixas temperaturas

 

A Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística, anuncia o lançamento de novos equipamentos de movimentação de carga, com a tecnologia de lítio, destinados à indústria frigorífica.

A novidade já está disponível para o mercado brasileiro.
Mais de 60 modelos passam a poder operar em temperaturas negativas (até -28 ºC) com muito mais eficiência e produtividade. Entre os modelos estão as empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, empilhadeiras patoladas, empilhadeiras retráteis, empilhadeiras contrabalançadas elétricas e selecionadoras de pedidos horizontais.

A companhia desenvolveu ainda um Sistema de Aquecimento das baterias, que garante maior produtividade e eficiência energética dentro de câmaras frias e ambientes com temperaturas negativas. Com controle automático de temperatura durante a operação e a recarga, o Sistema de Aquecimento é acionado quando a célula da bateria baixa de 5 °C, desligando automaticamente quando essa temperatura alcança ou ultrapassa os 10 °C. O Sistema também se desliga automaticamente quando o equipamento é desligado. Seu consumo próprio atinge, no máximo, 2% da capacidade da bateria por hora.

Com essa capacidade de manter a temperatura interna das baterias ao trabalhar em temperaturas negativas de até -28 ºC, não há mais a necessidade de realizar ciclos constantes entre as áreas frigorificadas e as antecâmaras, com temperaturas variando entre +5 ºC e 0 ºC. Ou seja, os equipamentos não necessitam mais seguir para as áreas de antecâmara para manter as baterias em temperatura de operação, somente para o recarregamento ou estacionamento. Nas operações da indústria alimentícia, por exemplo, as temperaturas ficam, geralmente, entre -21 ºC e -24 ºC. Dessa forma, a Jungheinrich garante atuação em mais de 80% das câmaras frigoríficas em utilização.

As baterias de lítio estão revolucionando o mercado industrial de equipamentos de movimentação por permitirem um fluxo de trabalho mais eficiente graças ao sistema revolucionário de recarga rápida e de fácil manuseio. Equipamentos com baterias de lítio operam com cargas de oportunidade e trazem para as empresas zero emissão de CO2 e mais economia e performance.

O reflexo de uma tecnologia de impacto tão expressivo quanto as baterias de lítio na produtividade dos clientes já se mostrou nos números de vendas da Jungheinrich em 2019, representando 51% do volume total de equipamentos comercializados pela empresa no Brasil. No mesmo ano, globalmente, a Jungheinrich comercializou 13.600 baterias de lítio.

A bateria de lítio da Jungheinrich é totalmente selada e 100% segura. Integrada ao equipamento, garante um design mais compacto, oferecendo melhor desempenho, mais produtividade e conforto para o operador, além de segurança nas mais diversas operações de intralogística. Os clientes têm um equipamento com melhor ergonomia, mais eficiência e facilidade de manobra, capaz de atuar com agilidade em corredores operacionais estreitos.

As vantagens para os clientes são muitas, especialmente quando produzidas por um único fabricante.

 

“Somos a primeira empresa do setor a implementar a integração completa nas empilhadeiras: bateria, carregador e equipamentos em perfeita sincronia, que se comunicam e foram 100% produzidos em nossas fábricas na Alemanha. Pelo feito, fomos contemplados com importantes prêmios mundiais de design.” - Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina.

 

A soma dessa inovação com a eficiência e a sustentabilidade do lítio traz excelência para as operações de frio. Alto desempenho, recargas em poucos minutos, manutenção zero e longa vida útil garantem a disponibilidade constante desses equipamentos, sem emissão de gases ou ácido, nem a necessidade de manter bateria reserva.

A Jungheinrich ainda é a responsável por essas baterias ao final de suas vidas úteis. A companhia coleta e cuida de todo o processo de descarte das baterias de lítio, seja dando uma segunda vida a elas, como baterias estacionárias, ou promovendo sua destinação correta à reciclagem, por meio de empresas credenciadas e habilitadas para lidar com esse tipo de resíduo.