Assinatura Premium Assinatura Premium

Laboratório faz teste com drone para transporte de exames

Publicado em 11/02/2021

No segundo teste, que acontece hoje, será usado um drone para transporte de amostras em voo de seis minutos de duração, em área urbana

 

O transporte via drone, apontado como forte tendência logística, mostra que seu uso já é uma realidade e está mais perto da normalização do que se imagina. Um exemplo é o teste, feito hoje, onde um drone transportará amostra biológicas de exames para uma rede de laboratórios clínicos.

No teste, o segundo já realizado, a aeronave fará um voo de seis minutos de duração em uma região urbana de Belo Horizonte. O trajeto, se feito por um veículo, via terrestre, levaria de 20 a 30 minutos, evidenciando a importância do drone para a agilidade para atendimentos de emergências e seu potencial para salvar vidas.

O projeto é do Grupo Pardini, especialista no setor de medicina diagnóstica, em parceria com Speedbird Aero, primeira startup do Brasil e América Latina a utilizar drones para o transporte aéreo de produtos e medicamentos com capacidade de até 8kg.

A startup possui as autorizações necessárias e o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Agora, ambas empresas trabalham juntas na construção de manuais de operação para o transporte dos exames em um drone exclusivo do Pardini, que deve ser finalizado no prazo de dois a três meses. A inovação é um marco para o setor de medicina diagnóstica no Brasil e garante agilidade no processamento de exames e entrega de resultados.

Depois desse processo, a Speedbird Aero poderá solicitar o registro da aeronave e a autorização de voo da Anac do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. A expectativa é que todo o processo seja concluído até o final deste ano.
 

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Transformação digital na cadeia de suprimentos
As tecnologias que estão revolucionando a cadeia e os serviços logísticos