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Lançamento da GKO Informática promete inovar relação entre embarcador e cliente

 

Publicado em 08/05/2013

Sistema oferece informação de NF em tempo real e permite validade jurídica de canhoto de confirmação de entrega digital

 

A GKO Informática está lançando a solução Confirma Fácil, solução que permite ao embarcador obter as informações de suas entregas em tempo real, com validade jurídica. Desta maneira, a solução promete estreitar a relação entre embarcadores e seus clientes de forma segura, além de obter a validade jurídica da comprovação de entrega por meio eletrônico do ambiente SEFAZ.

O gerente responsável pelo produto , José Carlos Pereira, explica que o Confirma Fácil tem dois pontos principais. O primeiro é tornar o processo de confirmação de entrega simples para os clientes (destinatários da carga) através de um ambiente web, gerando notificações e ocorrências em tempo real, enviadas  para qualquer sistema do embarcador com apenas um click. O segundo é viabilizar a substituição de todo o processo de retorno e arquivamento do canhoto do DANFE (documento que é a cópia impressa da NFe) assinado pelo destinatário para o embarcador, pela disponibilidade e o envio de um documento chamado Manifestação do Destinatário, assinado digitalmente por meio do SEFAZ, com a mesma validade jurídica e sem qualquer esforço adicional. Além disso, gera-se também possibilidades de melhorias logísticas tais como liberação mais ágil de faturas das transportadoras e controle mais eficaz de SLA (acordo de nível de serviço) das entregas, esclarece.

Na prática e sob o ponto de vista do embarcador, a solução traz agilidade logística tanto com o retorno imediato das ocorrências de entregas quanto com a validação das entregas, isentando a necessidade da empresa arquivar documentos fiscais impressos já que ficam arquivados no formato digital.  Sob o ponto de vista do destinatário, o sistema representa uma forma fácil, robusta e segura de manifestar seus recebimentos e sinalizar problemas nos mesmos.

“O Confirma Fácil atende a obrigatoriedade imposta pelo  Ministério da Fazenda por meio do ambiente SEFAZ (relativa ao documento eletrônico Manifestação do Destinatário) prevista para ser totalmente implementada e obrigatória em breve, tal como vimos acontecer com a Nota Fiscal Eletrônica, trazendo confiabilidade para as informações de recebimento, que serão  validadas no SEFAZ”, explica o executivo. Somado a isso, José Carlos conta que quem recebe a entrega pode  recuperar o arquivo da NFe de forma automática, passando a arquivá-la em um ambiente adequado, tornando esta operação mais rápida e centralizada. “Por último e não menos importante, o Confirma Fácil possibilita a visibilidade e identificação das NFes emitidas contra o destinatário, o que permite a criação de procedimentos de planejamento para o recebimento e identificação de qualquer NFe emitida e que seja inválida ou fraudulenta”, enumera.

Por ser uma solução com base na web, não há dificuldade para fazer uso do Confirma Fácil.  Sua implantação é simples e não é necessário criar ambientes exclusivos para seu funcionamento.  Não há nenhuma pré-condição para utilizá-lo, “Basta ter acesso à internet. Disponível na nuvem da internet, a solução inclui  infraestrutura e armazenamento trazendo, ainda, redução dos gastos. Além disso, com o acesso ao serviço pela internet, pode-se configurar o sistema ERP do embarcador de acordo com o desejado e, assim, obter as ocorrências em tempo real por meio de WebServices REST, arquivos ou email, que permitem fácil integração”, complementa. “Da mesma forma, a integração com o ERP do destinatário utilizando os mesmos webservices permite agilizar a entrada dos produtos, a validação para pagamentos, entre outros benefícios.”, adiciona.

 

Melhoria no nível de serviço

Outra vantagem proporcionada pelo Confirma Fácil é o estreitamento da relação entre os embarcadores e seus clientes finais. Isso se deve ao fato de o software garantir ao embarcador a visão de entrega no momento em que a mesma é registrada, o que permite ajustes de SLA, melhorando e ajustando os acordos de nível de serviço com o cliente, bem como permite o feedback do cliente. “O sistema também disponibiliza uma forma de resolver não conformidades da entrega on-line, na qual o cliente final entra em contato com o embarcador pelo portal, permitindo a resolução do problema assim que ele acontece”, destaca Pereira.

Segundo o gerente da GKO, o novo serviço do SEFAZ abriu caminho para uma solução que, como o nome propõe, permite a confirmação fácil por parte do cliente/destinatário dos pedidos. Somado a isso, o gerente diz que a solução aproveita para melhorar outros processos que eram manuais e falhos como  retornar o canhoto do DANFE impresso ao embarcador e recebimento e arquivamento das NFes enviadas ao cliente por e-mail.

“O Confirma Fácil é um ambiente muito rico para embarcadores e seus clientes. Além de notificar o recebimento da DANFE, ele cria um recibo digital assinado no SEFAZ com validade jurídica disponibilizado no ambiente Confirma Fácil que pode ser carregado para sistemas internos. Somado a isso, gera ocorrências em tempo real para todos os sistemas e interessados por meio de SMS, e-mail, troca de arquivos ou WebServices. Em resumo, os dados ficam disponibilizados no portal, porém também podem ser carregados ou enviados em forma de notificações”, conclui. “Alem disso”, acrescenta, “estamos trabalhando para incluir uma série de novos recursos que motivarão ainda mais os usuários a adotar esta solução, beneficiando inclusive as transportadoras que realizam o procedimento de entrega.” 

 

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