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LG Electronics aprimora logística de produção com Psiu Log

Publicado em 11/07/2014

Sistema agiliza comunicação entre células de produção e supervisores

Com o objetivo de otimizar a logística em sua linha de produção, a fábrica de celulares da LG Electronics, localizada em Taubaté, São Paulo, investiu na aquisição e instalação do sistema de comunicação visual Psiu Log. Inicialmente criado para agilizar o atendimento em estabelecimentos do setor de alimentos, como bares e restaurantes, com o sugestivo nome de Psiu Garçom, o sistema adaptou o mesmo conceito para a aplicação também no setor industrial.

A tecnologia utilizada pelo Psiu Log consiste em um sistema de radiofrequência, com painéis de LED e transmissores sem fio, posicionados nas células de produção ou entregues aos operadores. O painel é instalado em um local de fácil visualização pelos responsáveis que serão chamados, permitindo que as solicitações feitas pelos operadores das células de produção sejam rapidamente visualizadas e atendidas, seja para conferência do material já produzido, para acionar a retirada dos produtos ou para o abastecimento de matéria-prima.

De acordo com José Rubens de Almeida, proprietário da AGM Automação Ltda e criador do sistema Psiu Log, a utilização do Psiu no chão de fábrica atende, de forma ideal, as características do ambiente, que, geralmente, devido ao barulho excessivo e ao uso de protetores de ouvidos pelos funcionários, não é adequado para o uso de campainhas.

No caso da LG Electronics, foram instalados cinco painéis para atender 14 esteiras de produção, com a finalidade de solicitar reposição de matéria-prima. Um sexto painel foi instalado na sala de manutenção e recebe os chamados de todas as 14 esteiras de produção, referentes às solicitações de reparos técnicos. Como o volume de chamados, nesse caso, é bem mais baixo, um único painel, com 42 transmissores, é suficiente para atender à demanda. A cada chamado, os números das células são exibidos no painel e só são apagados quando o supervisor aperta o botão no transmissor da célula que o acionou, o que colabora para garantir o atendimento de todas as solicitações.

Segundo Almeida, ao permitir que o operador de cada célula se comunique diretamente com responsáveis por outros setores, sem interromper seu trabalho, proporciona um aumento na produtividade e na qualidade do trabalho de todos os envolvidos no processo. Além disso, o sistema gera um Relatório de Tempos de Atendimento, informando a hora do chamado e do atendimento. “Essa é uma função gerencial do sistema, que permite que supervisores analisem, periodicamente, cada área da empresa e sua produtividade, avaliando possíveis falhas ou necessidades de ajustes.”