Multilog Multilog

Supply Chain, Logística e Liderança: 13º livro de Paulo Bertaglia propõe questionamento do status quo

Publicado em 06/09/2023

Obra abrange temas relevantes para os negócios no cenário atual, bem como a análise de tendências como IoT, IA e a expectativa acerca do novo profissional de logística

Por Christian Presa

livro supply chain logistica e liderança paulo bertaglia mundologistica
Segundo Bertaglia, esse é o 1º série de lançamentos focados em auxiliar os gestores de logística (Foto: Divulgação)

Educar para transformar e levar ao questionamento do status quo. Essa é a premissa do professor e palestrante Paulo Bertaglia, que está lançando o 13º livro da carreira: “Supply Chain, Logística e Liderança – O futuro é hoje”. Publicada pela Editora Pangeia, a obra abrange temas relevantes para os negócios no cenário empresarial.

O livro também traz a análise de tendências que se incorporam cada vez mais à agenda e à rotina do setor de logística, como Torre de Controle, Inteligência Artificial, operação de última milha e a expectativa do mercado acerca do novo profissional de logística.

Segundo Bertaglia, o título do livro é uma alusão à relevante interseção entre os temas “supply chain”, “logística” e “liderança”. “Supply Chain engloba todo o fluxo de materiais, informações e atividades envolvidas na produção, distribuição e entrega de um produto ou serviço, desde o fornecedor inicial até o consumidor final. [...] A logística, como elemento importante de Supply Chain, é responsável por armazenar e mover produtos e materiais fisicamente ao longo da cadeia. E uma liderança eficaz é fundamental para coordenar as atividades ao longo da cadeia de suprimentos e da logística.”

O autor revelou que este livro se trata de do primeiro de uma série de lançamentos focados em auxiliar os gestores de logística a compreender e aplicar conceitos relevantes no dia a dia da operação. “O livro aborda características de liderança humanizada, passando por torre de controle e mostrando o impacto da tecnologia em nossas atividades profissionais. Busco refletir ainda sobre que habilidades precisamos ter e aprimorar neste século XXI.”

Sobre o questionamento do status quo, Bertaglia explicou que se trata de uma reflexão do papel crescente da tecnologia. “Não podemos deixar que os computadores nos substituam, ou que nossa criatividade seja tolhida. Mas, infelizmente, estamos caminhando a passos largos para que isso venha realmente a acontecer.”

Não que ele seja avesso ao uso da tecnologia. No entanto, Bertaglia ressaltou a importância de encontrar o limite que define a fronteira entre o papel da máquina e do homem. “Espero realmente deixar este legado. É o meu convite à reflexão.”

O livro já está disponível e pode ser adquirido no site oficial da Editora Pangeia.