Assinatura Premium Assinatura Premium

Locação de empilhadeiras: em alta, setor demanda soluções customizadas

Publicado em 18/11/2020

Com média de 10 mil locações de empilhadeiras ao ano, mercado já conta com até máquinas com ar-condicionado, por exemplo  


O mercado de locação de empilhadeiras continua crescendo no Brasil, apesar da crise provocada pela pandemia de Covid-19. No ano passado, das 21.200 máquinas fabricadas no país, 50% foram alugadas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
A expectativa é que a modalidade, já consolidada, feche este ano com uma expansão de até 10%, segundo a avaliação da Marbor Frotas Corporativas.

O otimismo inspirou o reforço da atuação no segmento pela empresa, que chegou a criar uma gerência focada em locação de empilhadeiras.

 

“Analisamos esse mercado e percebemos que há espaço para uma locadora com um bom nível de atendimento, focada nas necessidades operacionais de cada empresa. E como esse é o nosso foco, já comprovado pelos nossos clientes, criamos uma equipe especializada.” - Renato Vaz, diretor da Marbor.

 

Um exemplo de empresa que demandou soluções customizadas à Marbor é a Elgin, que atua em diversos segmentos, como ar-condicionado, automação comercial, energia solar, iluminação, refrigeração e telefonia. Em Manaus, onde o clima é mais quente, a fábrica da companhia conta agora com empilhadeiras com cabines climatizadas, para maior conforto dos operadores.

 

“Essa mudança fez muita diferença. Diferentemente de outras empresas, a Marbor não é uma locadora de veículos, é uma empresa de solução. Estamos muito bem atendidos.” - Maurício Bahl, diretor de logística da Elgin.

 

De acordo com ele, dentre as vantagens da locação de equipamentos está a financeira.


“A economia pode chegar a 30% ou 35% (em relação à frota própria), já que ter uma pessoa parada porque uma máquina quebrou, por exemplo, tem um custo altíssimo. Com a terceirização, quando um equipamento quebra, é a locadora que resolve, que substitui a máquina. Mas é claro que, para isso, é preciso que o fornecedor seja competente, como a Marbor. Senão, o prejuízo é ainda maior.”

 

Razões para apostar na locação de empilhadeiras

Além da redução de custos citada, há outras vantagens na locação de empilhadeiras, como lembra Andersen Torres, que ficará à frente da nova gerência de locação de empilhadeiras da Marbor.

 

“A  empresa que tem sua frota terceirizada evita preocupações como manutenção preventiva ou corretiva, inserção ou troca de acessórios de segurança, pneus etc. E ganha muito mais tempo para o que realmente interessa, que é cuidar do seu cliente e de seu negócio, deixando para a Marbor todos os trabalhos ou eventuais problemas com a frota.”