Locker elimina contato físico na entrega e reduz custos logísticos
Publicado em 22/06/2020
Solução de startup, especialista em lockers para logística, aplica Data Science em operações de entregas seguras
Em tempos de pandemia, as operações logísticas, em especial no e-commerce, tiveram que ser repensadas, para proporcionar segurança e manter a tão exigida agilidade. Uma alternativa que elimina contato físico na entrega e reduz custos logísticos são os lockers (armários). A HandOver, startup especialista em logística com lockers inteligentes, tem soluções que ajudam as empresas a manter a proximidade com seus clientes, sem expor nenhuma parte ao risco de contágio. Afinal, os lojistas, sejam eles físicos ou virtuais, precisam vender durante a crise e as operações logísticas são fundamentais ao processo.
Como o locker elimina contato físico?
Todo o processo pode ser feito on-line. Os lockers inteligentes podem ser operados por um totem ou 100% pelo aplicativo da HandOver. Quem entrega não precisa ter contato com quem recebe, assim as atividades de rotina dos entregadores não contribuem para disseminar o Coronavírus.
Vale lembrar que a solução é versátil, serve como ponto de armazenamento e trânsito.
Além disso, para evitar a hipótese de pegar um objeto for contaminado, o cliente pode aguardar o período de horas indicado para a descontaminação e só retirá-lo quando se sentir confortável.
Outros benefícios dos lockers inteligentes da HandOver durante a quarentena são:
- Maior facilidade na distribuição de insumos para os trabalhadores;
- Aumento da eficiência das entregas;
- Redução de custos.
- Menor contato físico entre os colaboradores envolvidos no processo de
- entrega;
- Redução de contágio da Covid-19;
- Menos riscos de transmissão via contato com objetos pessoais de outros colaboradores que possam estar infectados.
Quando os lockers podem ser usados?
Fácil de contratar e operar, os lockers inteligentes HandOver facilitam diversas operações logísticas, atuando, por exemplo:
- Armários inteligentes que atuam como pontos de entrega de produtos, comidas, remédios para o cliente final;
- Armários para armazenamento de produtos pessoais durante a quarentena (para retirada de terceiro);
- Distribuição de insumos específicos para a pandemia, como máscaras e luvas, entre fábricas e profissionais de saúde, sem que haja contato humano;
- Oportunidades para os e-commerces facilitarem a operação logística, justamente nesse período que demanda redução de funcionários e menos contato físico;
- Ponto de transbordo para a operação logística de last mile dos e-commerces;
- Pontos temporários de armazenamento para contenção de objetos, atuando na redução do risco de contágio.
Tecnologia que reduz custos logísticos
Com o diferencial de entregar soluções eficientes e mais objetivas, a HandOver se apoia na tecnologia para identificar pontos para instalar seus armários inteligentes e possibilitar as entregas, trocas e armazenamento de forma segura para todos os envolvidos. A startup aplica Data Science em algoritmos para otimizar rotas e reduzir custos nas operações dos clientes.
O site da HandOver traz mais informações e lista as vantagens das soluções para a logística, durante e após a pandemia da Covid-19.