Assinatura Premium Assinatura Premium

Logística: 3 passos para a rentabilidade em transportadoras

Publicado em 18/08/2015

Especialista da Reduz Log mostra algumas medidas que podem melhorar o faturamento líquido em 10%

Com 20 anos de experiência à frente de empresas de logística e transporte, Fábio Hernandes viveu na pele o desafio de tomar decisões difíceis nos negócios. Por se tratar de uma área em que a formação profissional ainda é voltada aos gestores de departamentos específicos dentro de grandes companhias, muitos empresários do ramo têm de aprender na prática o dia a dia da empresa.

Para auxiliar nesses casos, Hernandes criou, juntamente com o sócio Fernando Silva, a Reduz Log, consultoria especializada na redução de custos logísticos. Ele destaca três passos que podem resultar em aumento no faturamento líquido de até 10%:

1. Segmentar a atuação
Atirar para todos os lados não é a melhor maneira de se posicionar no mercado. Pelo contrário, deve-se verificar qual a vocação da empresa e ir atrás de clientes que se encaixem nesse perfil, mesmo que isso signifique focar em parceiros que rendem um faturamento menor. “Há casos de clientes que geram um faturamento alto, mas por demandarem fora de sua especialidade, acabam dando prejuízo”, explica Hernandes.

2. Departamento comercial assertivo
Um dos gargalos do segmento é o departamento comercial. “Pode consumir recursos em excesso”, ressalta o consultor. É muito comum as empresas terem apenas dois ou três grandes clientes que pagam as contas, e quando perdem um deles, a lacuna demora a ser preenchida. Essa situação pode ser evitada com uma equipe de vendas mais eficiente, capaz de prospectar novos parceiros comerciais. Vale considerar associar rendimentos e bonificações ao desempenho de vendas.

3. Conhecer os custos
Os empreendedores devem avaliar detalhadamente tudo o que sai de caixa, desde obrigações salariais até as diversas etapas envolvidas no transporte das cargas, como descolamento entre os diversos pontos de consolidação e distribuição. “Há diversos gastos que os empresários não mensuram, ao trabalhar com logística. Não tem como reduzir o que não é medido”, destaca Hernandes.

Para garantir resultados concretos, no entanto, o especialista explica que é essencial contratar uma ajuda especializada. A Reduz Log tem um modelo de consultoria que inclui não só a orientação para os empresários, mas também o acompanhamento na tomada das decisões estratégicas da empresa. Além disso, oferece um modelo de conselho de gestão de transportadores, uma espécie de mesa de diretores externa, que se reúne mensalmente para auxiliar a traçar metas e planos de ação com os clientes.