Multilog Multilog

Logística brasileira cresceu em 2014

Publicado em 15/01/2015

Se a performance do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro não for incluída entre as boas notícias, nas tradicionais retrospectivas de 2014, o setor de logística nacional certamente será, devido aos seus resultados e projeções. De acordo com um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos raros disponíveis, deveria crescer 57% entre 2013 e 2017 e, com as concessões governamentais nos últimos anos, a taxa de investimentos em logística poderia alcançar 22,2% do PIB nacional, em 2018. Algumas empresas ilustram muito bem o que é “surfar na onda” do bom desempenho do mercado de logística verde e amarelo.

A Ativa Logística, operadora logística nos segmentos de medicamentos e cosméticos, e que recentemente passou a atender a indústrias de brinquedos e autopeças, cresceu 30%, em 2014, e para o ano que vem, as perspectivas são aumentar o faturamento em 18%. Entre as razões que levaram ao excelente desempenho no ano, está a expansão da prestação de serviços para outras áreas, como têxtil, eletroeletrônicos, hospitalar e veterinária.

Porém, qualquer empresa pode utilizar como estratégia para crescer apenas buscar novos clientes em outros canais, a questão é ser reconhecida como um fornecedor diferenciado, com qualidade. Em novembro, a Ativa foi eleita a melhor na categoria “Produtos Veterinários”, do Prêmio Top do Transporte, cuja escolha é feita pelas empresas contratantes dos serviços. No mesmo prêmio, foi destaque em “Indústria Têxtil”, “Indústria Farmacêutica” e “Indústria de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal”. Os reconhecimentos não param por aí. Em 2014, a Ativa também foi premiada pela eficiência e performance das operações de transporte pela Hypermarcas, companhia de produtos de marcas de saúde e bem-estar, incluindo medicamentos, cosméticos e itens de higiene pessoal. Por fim, recebeu menções honrosas em duas categorias do Prêmio Sindusfarma, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo. Uma delas em “Armazenagem e distribuição de medicamentos” e a outra na categoria “Transporte terrestre de medicamentos”.

Investimentos
Em 2014, a Ativa Logística investiu em um novo centro de distribuição (CD), em Viana, no Espírito Santo, para ampliar a movimentação e atender ao aumento da demanda da região. O CD possui uma área de mais de 5.000 m², 1,2 mil posições-paletes e mil posições para operações de crossdocking (processo de distribuição, no qual a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia).

Outro investimento foi na promoção e contratação de novos executivos. “A promoção e a contratação de profissionais capacitados para atender às expectativas e necessidades dos clientes, em todo o País, é um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da empresa. Em 2015, a nossa meta é investir, ainda mais, em pessoas e estrutura, por exemplo, na ampliação das estruturas em Itapevi, São Paulo, em Curitiba, Paraná, e no Rio de Janeiro, e a nossa previsão é crescer 18%”, comenta o presidente da Ativa Logística, Clóvis Gil.

Sustentabilidade
Ao longo do ano, a importância dedicada à consciência ambiental também foi destaque entre as ações da Ativa Logística. De janeiro a dezembro, a empresa reciclou mais de 12 toneladas de papelão, quase 14 de plástico e 3,5 de alumínio. Esse volume de material ajudou a preservar mais de 255 mil litros de água, 13.700 litros de petróleo e 447 m² de floresta. A Ativa também recicla pneus e óleo diesel utilizados pelos mais de 500 veículos da frota.

Fonte: Portogente