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Logística da UltraCheese integra distribuição com tecnologia e sustentabilidade

Publicado em 04/10/2021

Marca de queijos e cremes tem operações nas cidades de São João do Oeste (SC), Dourado (SP), Cruzília (MG) e Trindade (GO) e planeja abrir mais três CDs até 2022


Foto: Divulgação

Os desafios logísticos no Brasil, por conta das proporções continentais do país, exigem planejamento e organização por parte das empresas. A gestão dessas demandas, em mercados com altos índices de competitividade, se mostra cada vez mais crucial para a manutenção e consequente expansão das atividades comerciais.

“Com o auxílio da tecnologia, a administração do setor tem se tornado uma importante peça estratégica para conter gastos, otimizar os serviços e gerar vantagens competitivas”, explica Diego Sarmento da Silva, Gerente de Logística da UltraCheese, marca de queijos e cremes detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy.

Todos os produtos da companhia necessitam de refrigeração. Por isso, os cuidados exigem investimentos mais altos em frota e profissionais especializados. Para otimizar esses processos, a logística da UltraCheese atua de forma integrada, com os produtos saindo de quatro fábricas localizadas em São João do Oeste (SC), Dourado (SP), Cruzília (MG) e Trindade (GO), expedidos para os centros de distribuição.

Os veículos que saem das fábricas também são monitorados, permitindo o mapeamento em tempo real das viagens. Além disso, a temperatura das câmaras frias tem acompanhamento constante e possuem alarmes que apontam eventuais anomalias. A partir da abordagem, a UltraCheese consegue reduzir o lead time em todas as frentes.

“Contamos com a ajuda de sistemas que contribuem para a otimização de nossos processos, como o WMS (Warehouse Management System) em todas as nossas bases, o que nos traz uma rastreabilidade e detalhamentos de nossos estoques e permite uma visão para todas as demais áreas da empresa. Temos uma solução de roteirização que nos possibilita escolhas melhores e mais inteligentes em nossas programações de transporte e otimiza os nossos atendimentos.” – Diego Sarmento da Silva.

O investimento na sustentabilidade também contribui para a otimização da logística. Em 2020, a plataforma deu início à implementação de diversos projetos com foco em boas práticas de gestão, alinhadas aos princípios do ESG (Environmental, Social and corporate Governance). Os planos envolvem manutenção preventiva dos veículos, decisões estratégicas de rotas e integração entre os centros de distribuição, auxiliando na redução dos gases poluentes e custos fixos.

Como próximos passos, a empresa tem a projeção de inaugurar mais três centros de distribuição até o primeiro semestre de 2022. “Também a futura implantação de uma célula de inteligência logística com base em SP, que será uma central de integração e consolidação de nossas informações, possibilitando uma maior eficiência e melhoria de todos os nossos resultados e controles da área", complementa o COO da UltraCheese, Edson Martins.