Assinatura Premium Assinatura Premium

Logística do Futuro: painéis debatem soluções para o hoje e desafios do amanhã

Publicado em 02/09/2020

Evento Logística do Futuro, realizado em plataforma virtual inédita, reunirá keynotes internacionais e diversos temas nos painéis 

 

O Logística do Futuro ocorrerá na próxima semana, nos dias 9 e 10. Trata-se de um grande evento em plataforma virtual inédita no Brasil que, durante dois dias, abrigará feira de negócios, estudos de casos, sessões de networking e uma programação de debates focada em solucionar os problemas de hoje ao mesmo tempo em que discute soluções para o futuro.
Informações e inscrições estão disponíveis no site oficial.

Paulo Oliveira, sócio da Scambo Consultoria, uma das realizadores do evento, explica que “foram escolhidos nomes que pudessem trazer novos pensamentos e visões diferentes sobre os desafios da logística, inclusive de outros países”.

Assim, o Logística do Futuro conta com empreendedores, executivos, empresários e acadêmicos de empresas e instituições que vão do Canada Post, Adidas e BNDES, passando por marcas celebradas como iFood, Mercado Livre e Natura, chegando a startups e empresas de tecnologia como Fruta Imperfeita, Trimble e MapLink.
Os painéis serão transmitidos ao vivo, direto de estúdios profissionais, com várias ferramentas que possibilitarão a interação entre participantes e os debatedores, como pesquisas em tempo real, definição dos temas a serem abordados, chats, entre outras.

Confira os painéis abaixo.

  • Keynote 01 – O mundo mudou! Cidadãos, consumidores, cidades, tecnologia… Nada mais é como antes - William Chernicoff, Senior Manager Global Research & Innovation na Toyota Mobility Foundation

Uma visão global de questões de mobilidade que vão além da movimentação da carga, mas que afetam diretamente as cadeias de abastecimento urbano. É isso o tema da sessão de abertura do primeiro dia do evento com William Chernicoff, Senior Manager Global Research & Innovation na Toyota Mobility Foundation.
Com projetos espalhados pelo mundo, William, que atua a partir de Washington DC, EUA, vem debater tendências que devem continuar, como entregas e prestação de serviço domiciliares, impulsionados pelo envelhecimento da população, e a disputa pelo espaço público pelos diversos atores, como veículos de carga, transporte público e pedestres. A busca pela eficiência do sistema como um todo é o caminho.

 

  • Painel 01 – As mudanças foram aceleradas. Uma visão ampliada sobre impactos e caminhos - Ricardo Barboza, Gerente de Pesquisa Econômica no BNDES; Caio Sartorelo Franco, Head of Legal and Regulatory na BUSER; Luciano Alves, diretor de logística da Marfrig

A sessão que inaugura o formato de painel traz três visões complementares para uma análise mais ampla dos impactos da pandemia e caminhos de retomada dos negócios.
Ricardo Barboza, Gerente de Pesquisa Econômica no BNDES, aporta ao debate uma visão macroeconômica da situação, incluindo questões como desemprego, renda média e poder de compra dos consumidores. Legislação, que muitas vezes é vista como entrave para eficiência e inovação nas cadeias, também será debatida, puxada por Caio Sartorelo Franco, Head of Legal and Regulatory na BUSER. Impactos mais diretos às cadeias de produção e abastecimento devem ser avaliados, tema que será encabeçado por Luciano Alves, diretor de logística da Marfrig, que trará uma visão de retomada dos negócios.

 

  • Keynote 02 – Num cenário pós-COVID, quais as mudanças que ficam? Como mudaram processos, serviços, matriz de custos, mercados? - Priscilla Carvalho, Sócia da EY Consulting

Mas, afinal, quais mudanças que estamos enfrentando hoje vieram para ficar, alterando mais profundamente a gestão das cadeias de abastecimento? Priscilla Carvalho, Sócia da EY Consulting trará uma visão global dessas evoluções em supply chain, inclusive ajudando a pensar como buscar saídas para aumento de eficiência para a retomada.

 

  • Painel 02 – Mudanças de padrão de consumo e, com isso, mudanças nos modelos de abastecimento. Como ganhar eficiência? - Adriana Cucalon, Demand Planning LATAM na McCain Foods e comésticos; Paulo Leônidas Moreira, Diretor de Supply Chain da COTY; Diclei Remorini, Diretor de Planejamento e Abastecimento do Carrefour

Cadeias diferentes reagem de formas completamente diferentes durante uma mesma crise?
Neste painel, se constatará que parte disso é verdade, mas há também muito em comum, especialmente na revisão de modelos de planejamento e na estruturação de ações para garantir entrega, com qualidade e dentro do custo.
Duas visões de diferentes segmentos industriais estarão no debate: Alimentos & Bebidas, com Adriana Cucalon, Demand Planning LATAM na McCain Foods, e Comésticos, com Paulo Leônidas Moreira, Diretor de Supply Chain da COTY. Complementado o painel, uma terceira perspectiva, a do Varejo, cliente de ambas indústrias, com Diclei Remorini, Diretor de Planejamento e Abastecimento do Carrefour.

 

  • Painel 03 – A pandemia acelerou – e muito – a transformação digital dos mercados e consumidores. O que aprendemos? Como extrair ganhos de eficiência deste movimento global? - Franklin Seoane Stefanoli, Director Digital Programs - Sales and Consumer Expert, Global Brands da Adidas; Juliana Grizzi, Supply Chain Director na Cargill;  Renata Figueiredo, Líder de Inovação em Supply Chain da Natura

Já não é novidade a aceleração nos processos de digitalização das cadeias de abastecimento durante esta pandemia.
De um lado, é grande o esforço para adaptação das redes de produção e abastecimento, mas de outro surgem muitas oportunidades.
O painel trará uma visão atualizada e global da demanda neste cenário digitalizado com Franklin Seoane Stefanoli, Director Digital Programs - Sales and Consumer Expert, Global Brands da Adidas, falando (em português!) diretamente da Alemanha, seguido de discussões sobre desafios de adaptação e inovação com duas grandes executivas do setor:
Juliana Grizzi, Supply Chain Director na Cargill e Renata Figueiredo, Líder de Inovação em Supply Chain da Natura.

 

  • Keynote 03 – Colaboração nas cadeias de abastecimento, aumentando resiliência e eficiência, atravessando a crise coletivamente - Nicolas Avila Bruckner, Diretor de Customer Service da Heineken

Fecha o primeiro dia do evento um painel que debaterá as principais variáveis de comportamento de consumo e, consequentemente, modelos de abastecimento. A conversa estará a cargo de Nicolas Avila Bruckner, Diretor de Customer Service da Heineken. Em pauta, a colaboração, que deverá desempenhar um papel importante na retomada, assim como uma conexão mais direta das cadeias de abastecimento com seus mercados e clientes.

 

  • Keynote 04 - Na realidade pós-Covid, o abastecimento urbano exige mudanças - Stephen Tanenbaum, Managing Director and Head of Industrial/Logistics da GTIS Partners

O segundo dia do evento começa com uma visão diferente sobre possíveis e prováveis mudanças no abastecimento urbano, impactando não só como as cadeias são estruturadas, mas também a diversificação dos serviços a ofertar.
Stephen Tanenbaum, Managing Director and Head of Industrial/Logistics da GTIS Partners aponta demandas de novos modelos logísticos.

 

  • Painel 04 – Como prioridades e processos logísticos devem mudar e se adequar, maximizando eficiência - Luiz Vergueiro, Diretor de Operações de Logística do Mercado Livre; Fernando Martins, Gerente de Inovação Logística & Engajamento Drivers do iFood; Frederico Hohagen, CEO da Maplink

Tecnologia vem conquistando um protagonismo crescente na estruturação, gestão e tomada de decisão nas cadeias de abastecimento.
Neste painel, essa tendência é parte do debate, assim como as mudanças nos padrões de consumo – e seus impactos nos processos logísticos – além, claro, de como será essa “logística do futuro”.
Grandes players trazem muitas experiências ao debate: Luiz Vergueiro, Diretor de Operações de Logística do Mercado Livre; Fernando Martins, Gerente de Inovação Logística & Engajamento Drivers do iFood e Frederico Hohagen, CEO da Maplink.

 

  • Keynote 05 – Soluções colaborativas, digitais e transparentes ganharam relevância durante e pós-pandemia. É preciso alavancar mais e melhores negócios a partir disso - Darly Bendo, Diretor da NXTP

O universo das startups com foco em logística é amplo, diverso e em constante crescimento. Mas como avaliar soluções inovadoras? Quais as características daquelas que crescerão? Darly Bendo, Diretor da NXTP, pensa nestas perguntas rotineiramente como investidor. Falando de Buenos Aires, ele trará para debate uma visão deste mercado de inovação tecnológica aplicada.

 

  • Painel 05 – Mudanças de padrão de consumo e modelos de abastecimento decorrentes da crise e do crescimento do e-commerce - Marcos Calliari, CEO do Ipsos; Aline Salles Kolesnik, Head de Soluções em Logística e Novos Negócios da VTEX; Roberto Matsuda, Fundador da Fruta Imperfeita

Sabe-se que quando mudam os padrões de consumo, mudam as cadeias de abastecimento: tamanho de pedido, tipo de produto, local de entrega.
Com home office, confinamento e pandemia, padrões mudaram e cadeias de se adaptaram e, na retomada, é preciso pensar quais os novos desafios virão e como adaptar processos para garantir eficiência.
Marcos Calliari, CEO do Ipsos, aporta ao debate visão do mercado consumidor, seguido por uma olhar sobre a logística do e-commerce com Aline Salles Kolesnik, Head de Soluções em Logística e Novos Negócios da VTEX, e uma perspectiva de empreendedor num negócio altamente dependente da eficiência logística, com Roberto Matsuda, Fundador da Fruta Imperfeita.

 

  • Painel 06 - Combinando soluções para se adequar à nova realidade de exigência de serviços logísticos: mais eficiência, mais limpa, menos trivial - Rodrigo Oliveira, CEO da Green Minning; Filipe Barros, Supply Chain da e-UB Unilever Brasil; Thiago Cordeiro, CEO da Goodstorage; Gustavo Montes, Commercial Manager da Descartes

Intraemprendedorismo, inovação em processos, inovação em modelos de abastecimento, tecnologia como driver de mudança.
No último painel do evento, a oportunidade de pensar em processos inovadores e sustentáveis com Rodrigo Oliveira, CEO da Green Minning; debater mudanças de consumo numa iniciativa de intraempreendedorismo, com Filipe Barros, Supply Chain da e-UB Unilever Brasil; avaliar caminhos para maior eficiência no abastecimento dos grandes centros urbanos, com Thiago Cordeiro, CEO da Goodstorage; e, por fim, olhar a tecnologia como viabilizadora, com Gustavo Montes, Commercial Manager da Descartes.

 

  • Keynote 06 – Para onde caminha a logístca do e-commerce? - Charles Brewer, COO da Canada Post

Para o fechar do evento, uma sessão internacional com Charles Brewer, COO da Canada Post, diretamente de Ottawa, Canadá. Com uma experiência ampla e global em logística de e-commerce, Charles vem debater o futuro desta logística fracionada, de alta nível de serviço e em constante inovação.