Multilog Multilog

Transformando a logística com a Inteligência Artificial da Sensorweb

Publicado em 17/08/2023

A solução da Sensorweb auxilia as empresas a alcançarem eficiência operacional e reduzirem riscos durante os processos, contribuindo para o avanço da Logística 4.0 na indústria farmacêutica

sensorweb inteligência artificial
Douglas Pesavento, CEO, e Victor Rocha, CTO da Sensorweb (Foto: Divulgação)

Um conteúdo

O segmento de logística é um dos que mais crescem no Brasil. Nos últimos dois anos, o setor cresceu 30%, de acordo com dados da consultoria Kantar. Prova disso é o surgimento da Logística 4.0: um novo cenário impulsionado pelas novas tecnologias e pela utilização da Inteligência Artificial (IA).

A Logística 4.0 está transformando a indústria farmacêutica, e as novas soluções de IA são essenciais para otimizar os processos e alcançar níveis nunca antes imaginados de eficiência e segurança. 

A seguir, saiba mais sobre esse novo cenário da logística e conheça o caso de sucesso da Sensorweb em parceria com a Agille Medicamentos.

A INCORPORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SENSORWEB

A Inteligência Artificial é um pilar muito importante da Logística 4.0, principalmente na logística e indústria farmacêutica. Com soluções de IA, é possível obter insights, previsões e automação em tempo real durante todas as etapas dos processos logísticos.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicação da Inteligência Artificial na otimização da logística na indústria farmacêutica.

  • Insights baseados em dados: a IA analisa dados em tempo real, auxiliando a indústria farmacêutica a identificar riscos potenciais nos processos e oportunidades de melhorias na cadeia de suprimentos. Dados numéricos dos sensores são transformados em “ações reais”, que o sistema apresenta em linguagem simples aos técnicos e gestores, transformando-se em um apoio diário para tomada de decisões melhores.
  • Previsão de demanda: por meio de algoritmos avançados, a IA analisa históricos de vendas e outros dados relevantes para prever a demanda futura por medicamentos. Com isso, é possível otimizar a gestão de estoque, evitar a escassez ou o excesso de produtos e garantir a disponibilidade adequada para os clientes.
  • Detecção de fenômenos clássicos de refrigeração que podem gerar riscos aos insumos: a Inteligência Artificial analisa e monitora em tempo real as condições ambientais durante o transporte e o armazenamento de medicamentos, abertura de porta, degelo, desenergização de equipamento, subidas e quedas bruscas de temperatura e operação fora da faixa de temperatura desejada.
  • Geração de alertas mais inteligentes e assertivos. Menos alertas, mais assertividade.
  • Automação de processos logísticos: com a IA, é possível automatizar tarefas repetitivas e manuais na logística, como o rastreamento de remessas, a atualização de inventário e o agendamento de entregas. Assim, a equipe de logística pode se concentrar em atividades estratégicas, otimizando a produção e os resultados da indústria farmacêutica.
  • Acompanhamento inteligente das frotas de caminhões: a logística precisa seguir regulamentações rigorosas relacionadas à segurança e à qualidade. Com a IA, é possível realizar uma rastreabilidade completa dos produtos em toda a cadeia de suprimentos, garantindo que todas as etapas da logística estejam em conformidade com as regulamentações.
  • Relatórios diários, semanais e mensais com insights do parque para o cliente.

A SENSORWEB E SUA CONTRIBUIÇÃO NA LOGÍSTICA 4.0

Nesse cenário da Logística 4.0, também é importante contar com fornecedores experientes em tecnologias e soluções de Inteligência Artificial. A Sensorweb é uma empresa líder em soluções de IA para monitoramento da cadeia de suprimentos na área da saúde.

Uma das funcionalidades de Inteligência Artificial da Sensorweb é o sistema de monitoramento de temperatura em tempo real durante o transporte e o armazenamento de medicamentos. Esse sistema realiza medições 24 horas por dia e emite alertas inteligentes e relatórios completos que ajudam os responsáveis a tomarem decisões assertivas.

A solução da Sensorweb auxilia as empresas a alcançarem eficiência operacional e reduzirem riscos durante os processos, contribuindo para o avanço da Logística 4.0 na indústria farmacêutica.

AGILLE MEDICAMENTOS E SENSORWEB: PARCERIA PARA TRANSFORMAR A LOGÍSTICA

A Agille Medicamentos é uma empresa renomada com mais de dez anos de experiência na área farmacológica, em especial nos setores de Oncologia e Reprodução Humana. Seus processos de logística e distribuição de produtos vêm sendo constantemente modernizados para atender às necessidades dos seus pacientes que precisam de cuidados especiais.

Ao fechar parceria com a Sensorweb, o objetivo da Agille era garantir mais agilidade e segurança na entrega de medicamentos para tratamento contra o câncer e de reprodução humana, casos que têm o tempo como maior inimigo.

"Nós precisamos que nossos produtos fiquem dentro de uma faixa específica de temperatura e umidade, e através da tecnologia da Sensorweb, conseguimos monitorar 24 horas por dia, garantindo assim a nossa qualidade e a estabilidade de nossos produtos”, enfatizou a Responsável Técnica Farmacêutica da Agille Medicamentos, Paula Olsen Sorgatto.

A parceria com a Sensorweb garantiu melhorias na produtividade e na rastreabilidade e redução de erros nos processos logísticos da Agille.

A aplicação da Logística 4.0 está revolucionando a forma como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos. O caso de sucesso da Agille Medicamentos em parceria com a Sensorweb demonstra como essa combinação pode levar a resultados excepcionais em termos de eficiência, segurança e satisfação do cliente. 

O futuro da logística é agora e empresas que buscam se destacar devem abraçar a inovação tecnológica proporcionada pela Logística 4.0 e a Inteligência Artificial. Para entender como a Inteligência Artificial e a Logística 4.0 podem impulsionar a eficiência do seu negócio, conheça a Sensorweb

Conheça também a linha de financiamento da Sensorweb, que vai facilitar a adequação agora a RDC 430 e que o pagamento seja somente em 2025 (sujeito a análise da operação de crédito).