Assinatura Premium Assinatura Premium

Logística para o e-commerce: Kangu anuncia investimento de R$ 6 mi

Publicado em 03/03/2020

Com mais de 700 pontos de entrega e coleta no país, a empresa conecta vendedores, transportadores e consumidores na sua plataforma

 

A Kangu, uma rede integrada de pontos de entrega e coleta para logística de e-commerce no Brasil, anunciou sua rodada de investimento inicial de R$ 6 milhões, liderada pela NXTP Ventures, com a participação de investidores anjo (incluindo Américo Pereira Filho, ex-presidente da FedEx Brasil).

 

A história da Kangu

Sediada em São Paulo, a Kangu foi fundada em março de 2019 por Ricardo Araújo, Marcelo Guarnieri e Celso Queiroz, experientes executivos de logística que atuaram como diretores seniores do Rapidão Cometa, transformando a empresa em uma das maiores transportadoras e 3PLs do Brasil antes de sua venda para a FedEx.

 

Os desafios do e-commerce

A logística do e-commerce é um mercado grande e crescente no Brasil com R$20 bilhões de gastos anuais e crescendo a mais de 15% ao ano, já que a adoção do varejo on-line pelo consumidor está aumentando rapidamente (atualmente abaixo de 5% das vendas no varejo). Além disso, as empresas de e-commerce enfrentam hoje consideráveis desafios para organizar suas operações logísticas, uma vez que as redes tradicionais de logística urbana têm sido lentas em se adaptar às demandas do comércio digital e a experiência do consumidor tem sido afetada.

 

Como a Kangu resolve esses desafios?

Através de sua rede que atualmente conta com mais de 700 pontos de entrega e coleta na área de São Paulo e em várias cidades do Brasil, a Kangu resolve um importante problema de infra-estrutura ao conectar pequenos vendedores on-line, empresas de e-commerce, transportadoras, fornecedores de logística terceirizados e consumidores em uma plataforma integrada para lidar com a entrega, devolução/retirada e transporte de produtos vendidos on-line.

 

“A Kangu surgiu para contribuir com o mercado logístico brasileiro na distribuição de produtos, principalmente em grandes centros urbanos. Ao colocar o consumidor final no centro da decisão, nos tornamos uma excelente opção para os serviços de entrega do e-commerce, retirada de pedidos e logística reversa de produtos, que podem ser postados ou retirados perto de casa, do trabalho ou o serviço de entrega agendada.” - Ricardo Araújo, co-fundador da Kangu.

 

"Estamos muito satisfeitos com o forte avanço da operação neste primeiro ano e com o empenho dos nossos parceiros em oferecer um excelente serviço aos nossos clientes. Estou muito orgulhoso de ver o impacto positivo que tivemos sobre centenas de empresas locais. Este investimento vem num momento muito importante do nosso crescimento, pois seremos capazes de melhorar nossos serviços e acelerar a expansão para outras cidades."- Marcelo Guarnieri, co-fundador da Kangu.

 

A densa rede de pontos de entrega e coleta da Kangu na área de São Paulo está atualmente recebendo e entregando centenas de milhares de pacotes por mês. Os pontos Kangu, que são operados por pequenas lojas locais independentes, são atendidos pela malha integrada de transporte, levando a uma melhor experiência do cliente e maior eficiência para vendedores on-line e empresas de e-commerce.

 

"Estamos entusiasmados com a parceria com a Kangu na próxima fase de crescimento da empresa. Ricardo, Marcelo e Celso são talentos únicos em logística que estão construindo uma solução diferenciada de infra-estrutura logística para o e-commerce que é muito procurada pelos clientes. O mercado de serviços da Kangu é grande e está crescendo com altas ineficiências, e acreditamos firmemente que a Kangu está bem posicionada para capturar esse crescimento." - Darly Bendo, Diretor de Investimentos da NXTP Ventures.


"A Kangu identificou uma oportunidade de proporcionar uma melhor experiência ao cliente e maior eficiência operacional para todos os interessados na cadeia," destacou Alex Busse, Diretor de Investimentos da NXTP Ventures. "Ricardo, Marcelo e a equipe têm um profundo entendimento das necessidades do cliente e da indústria. O conhecimento operacional e tecnológico permitir-lhes-á executar a ambiciosa visão de fazer da Kangu um líder na logística do comércio electrónico na América Latina."


Em seu primeiro ano de operações, a Kangu experimentou volumes e tração impressionantes com vários clientes-chave, e usará o capital desta rodada de investimentos para acelerar o crescimento com clientes existentes e novos, expandir regionalmente para várias cidades do Brasil e aumentar a oferta de produtos e serviços para ampliar a geração de valor aos clientes.