LogTalk LogTalk

LOTS Group aumenta segurança das operações com sistema de gerenciamento de frota da Trimble Transportation

Publicado em 14/07/2021

De acordo com a empresa, o uso das soluções gerou queda de quase 90% nos casos de fadiga na direção; nos eventos de excesso de velocidade, diminuição foi de 78%


Foto: Divulgação

A LOTS Group, empresa que pertence ao Grupo Scania, aderiu à solução da Trimble Transportation Latam para otimizar o gerenciamento dos veículos. Nos dois primeiros meses da implantação das soluções de tecnologia para monitoramento de frota, a empresa já reduziu em 87% os eventos de fadiga e em 78% os casos de excesso de velocidade na frota.

De acordo com o gerente de Operações da LOTS Group, Juliano Basseto, os números passam mais segurança aos motoristas. “Há anos, eu enxergava que o nosso transporte era de produtos. Mas, hoje, sei que é muito mais que isso. Nós transportamos e trabalhamos com vidas”, afirma.

Atualmente, a LOTS trabalha com monitoramento on-line da operação e a comunicação com o motorista, por exemplo, é FEITA em tempo real. Além disso, também adotou o papel do líder, que trata todos os desvios de comportamento.

“Nós conseguimos monitorar todos os motoristas na questão de fadiga e no uso de celular e isso traz também, não só para a empresa, mas para a sociedade, a questão da conscientização e da segurança no trânsito.” – Evandro de Oliveira, líder de turno da LOTS Group.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Juliano Basseto ressalta que a implantação das soluções para gerenciamento de frota gerou uma mudança de cultura não só nos motoristas, mas também na gestão. “A tecnologia veio para mudar a nossa visão e a forma de gerir o nosso dia a dia. Somente com a adoção dessas soluções, pude garantir que a nossa operação fosse realmente segura e ainda mais eficiente.”

Uma das tecnologias adotadas foi o Vsafe da Trimble, que detecta comportamentos de risco ao volante, tais como falar ao celular, fadiga, sonolência, distração e aproximação ou risco de colisão.

“O sensor emite alertas ao motorista e para a central de monitoramento. Isso, integrado à telemetria, possibilita ao gestor realizar as tratativas em tempo real, evitando ocorrências futuras e, até mesmo, acidentes. É um investimento que traz inúmeros benefícios às empresas.” – Lucas Gabriel Oliveira da Silva, Customer Experience Consultant da Trimble Transportation.