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Lucro da Santos Brasil tem maior alta desde 2013

Publicado em 12/05/2021


Além do resultado, movimentação consolidada cresce 21%, totalizando 321.141 contêineres e também é recorde para o período 

 

A Santos Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2021 com seu melhor resultado histórico (desde 2013), medido pelo EBITDA: R$106,1 milhões. A movimentação de carga também foi recorde para o período e todas as linhas de negócios da companhia apresentaram aumento de receita. 
O resultado reflete a retomada do fluxo de importação iniciada no quarto trimestre de 2020, com o movimento de reposição de estoques para a indústria e o varejo local, que demandou escalas extras de longo curso no Porto de Santos, além do crescimento das exportações, que continuaram alavancando os volumes nos três terminais de contêineres da Santos Brasil neste trimestre. 


A movimentação consolidada da Companhia nos seus terminais de contêineres de Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) cresceu 21,0% no início deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020, somando 321.141 contêineres. As operações de longo curso apresentaram crescimento nos volumes de importação (+36,7%) e exportação (+29,3%) e aumentaram sua representatividade para 82,7% do volume total de contêineres movimentados (vs. 70,2% no começo de 2020). 


O Tecon Santos movimentou 285.111 contêineres neste trimestre, volume 22,0% maior em relação ao ano passado, superando o crescimento de 16,8% do Porto de Santos. A reposição de estoques dos setores automobilístico, químico, farmacêutico e de bens de consumo impulsionaram as importações. Já nas exportações, os destaques ficam para as commodities como café, algodão e carnes. A participação de mercado do Tecon Santos no Porto de Santos subiu para 39,2%, frente a 36,1% no mesmo período do ano passado. 
No Tecon Vila do Conde, o volume movimentado neste trimestre foi de 27.147 contêineres, crescimento de 27,3% em relação a 2020. O volume de contêineres vazios aumentou 62,3%, na comparação ano-contra-ano, indicando que as exportações devem continuar em ritmo acelerado. As exportações de commodities agropecuárias e minerais continuaram em alta no primeiro trimestre do ano. 


O Tecon Imbituba movimentou 8.883 contêineres no período. A queda de 13,0% frente a 2020 foi compensada por uma alta expressiva nos embarques de carga geral do TCG Imbituba, que apresentou volume movimentado 370,4% superior, totalizando 78,5 mil toneladas. 
A Santos Brasil Logística armazenou 14.212 contêineres em 2021 e cresceu 17,4% em relação a 2020, beneficiada pelo crescimento das importações no Porto de Santos. 
O Terminal de Veículos (TEV) também apresentou crescimento, impulsionado pelas exportações de veículos leves para o mercado argentino. O TEV movimentou 55.537 veículos, aumento de 14,7%. 


O lucro líquido da Santos Brasil neste período foi de R$30,9 milhões, revertendo prejuízo líquido de R$13,3 milhões do primeiro trimestre de 2020.  A receita líquida consolidada somou R$314,6 milhões, um crescimento de 40,6%. O EBITDA alcançou R$106,1 milhões, 175,3% superior a 2020, com margem de 33,7%. Em base recorrente, o EBITDA foi de aproximadamente R$100 milhões, com margem de 31,7%. No período, foram investidos R$35,7 milhões, sendo R$32,2 milhões no Tecon Santos. 

 

"Os principais catalisadores do forte resultado apresentado pela Santos Brasil são a quantidade elevada de contêineres movimentados aliada a um mix de carga balanceado, com bom volume de importação, principalmente no Tecon Santos. Essa combinação é vigorosa porque, a partir daí, a alta alavancagem operacional faz a sua parte na expansão das margens." - Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores. 

 

Ele ressalta ainda dois importantes marcos alcançados pela companhia no início deste ano: 

  • a renovação do contrato de prestação de serviços com o principal cliente do Tecon Santos, o Grupo Maersk, com vigência até o final de março de 2023; 
  • e a conquista de três terminais de granéis líquidos leiloados no Porto de Itaqui/MA, voltados à movimentação e armazenagem de derivados de petróleo. 


"Estamos executando a nossa estratégia com disciplina, que passa pela recomposição de preços no nosso principal mercado e, também, pelo aproveitamento de oportunidades de negócio que criem valor ao portfólio de ativos portuários e logísticos da companhia, como a nossa entrada no segmento de terminais de granéis líquidos".