Assinatura Premium Assinatura Premium

Maersk e IBM anunciam formação de joint venture

Publicado em 17/01/2018

Objetivo é proporcionar, por meio da tecnologia blockchain, mais transparência e interação ao transporte de mercadorias nas fronteiras e zonas comerciais

A Maersk e IBM anunciaram hoje a intenção de estabelecer uma joint venture (parceria comercial ou aliança entre empresas). O objetivo da parceria é desenvolver métodos mais eficientes e seguros para a administração do comércio global, utilizando a tecnologia blockchain.

Na prática, as empresas querem oferecer uma plataforma de digitalização do comércio mundial, desenvolvida de forma conjunta, construída a partir de padrões abertos e desenhada para ser utilizada em todo o ecossistema global de navios. O sistema deve proporcionar mais transparência e simplicidade no transporte de mercadorias nas fronteiras e zonas comerciais.  

O custo e o tamanho dos ecossistemas globais de comércio são cada vez mais complexos. A cada ano, são transportados mais de US$ 4 trilhões em produtos, e mais de 80% dos bens que são consumidos diariamente são transportados pela indústria de transporte marítim¹. Estima-se que o custo máximo da documentação comercial requerida para processar e administrar a maioria desses bens alcança um quinto dos custos reais do transporte físico. Segundo o Fórum Econômico Mundial, ao reduzir as barreiras dentro da cadeia de suprimentos internacional, o comércio mundial poderia aumentar quase 15%, impulsionando as economias e criando empregos.

As características de blockchain são ideais para grandes redes de sócios diferentes. Por ser uma tecnologia de ledger distribuída, blockchain estabelece um registro compartilhado e imutável de todas as transações efetuadas dentro de uma rede, e logo permite às partes autorizadas acessar dados confiáveis em tempo real. Ao aplicar a tecnologia para digitalizar os processos globais de comércio, é possível introduzir uma nova forma de comando e consentimento no fluxo de informação. Isso permite que múltiplos sócios comerciais possam colaborar e estabelecer uma visão única e compartilhada de uma transação sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade.

Avanço no mercado global
A Maersk, empresa transportadora de contêineres, e a IBM, um provedor de tecnologia blockchain e soluções de interoperabilidade e visibilidade de cadeias de suprimento para empresas, vão utilizar blockchain para potencializar a nova plataforma. Além disso, as empresas querem aplicar outras tecnologias de código aberto baseadas na nuvem, incluindo Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e analítica de dados, entregues por IBM Services, para ajudar as empresas a mover e rastrear bens de forma digital em fronteiras internacionais. Fabricantes, empresas de transporte marítimo, transitários, operadores de portos e terminais, autoridades aduaneiras e, em última instância, os consumidores, podem se beneficiar destas novas tecnologias.

Para o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc, a nova companhia é um marco na digitalização do comércio global. “O potencial de oferecer uma plataforma digital neutra e aberta para a troca de informação de maneira simples e segura é imenso, e todos os que atuam na cadeia de suprimentos se beneficiam”, destaca.

Segundo Clerc, a nova joint venture deve trazer avanços por reunir especialidades de ambas as empresas. “Ao unir nosso conhecimento do comércio com a experiência da IBM em blockchain e em tecnologia para empresas, estamos confiantes de que a nova companhia pode marcar uma diferença real na configuração do futuro do comércio global.”

A plataforma blockchain da IBM permite que centenas de clientes e milhares de desenvolvedores construam e escalem redes ativas em casos de uso complexos, como pagamentos entre fronteiras, cadeia de suprimentos e identificação digital.

“Os avanços importantes que a IBM tem realizado em blockchain demonstram que esta tecnologia pode promover novos modelos de negócios e desempenhar um papel fundamental na forma como o mundo funciona, com a criação de negócios mais inteligentes”, diz o vice-presidente sênior da IBM Global Industries Solutions and Blockchain, Bridget van Kralingen. “Nossa joint venture com a Maersk nos ajudará a acelerar a integração desta tecnologia com milhões de organizações que desempenham um papel vital em uma das redes mais complexas e importantes do mundo, que é a cadeia global de suprimentos.”

Empresas interessadas
IBM e Maersk começaram uma parceria em junho de 2016 para construir uma nova tecnologia blockchain, baseada na nuvem. Desde então, várias empresas e autoridades testaram a plataforma, incluindo DuPont, Dow Chemical, Tetra Pak, Port Houston, Rotterdam Port Community System Portbase, Customs Administration of the Netherlands e U.S. Customs and Border Protection.

A joint venture agora vai permitir que IBM e Maersk comercializem e escalem suas soluções a um grupo mais amplo de corporações globais. Empresas como a General Motors e Procter and Gamble já expressaram interesse e estão estudando formas de utilizar a nova plataforma para agilizar as complexas cadeias de suprimentos que operam. Outra companhia interessada é a Agility Logistics, que vê na joint venture uma oportunidade de proporcionar melhores serviços aos clientes, como o desembaraço aduaneiro.

Outras autoridades aduaneiras e governamentais, incluindo a Alfândega de Singapura e do Peru, estão estudando a possibilidade de usar a plataforma para facilitar fluxos de comércio e otimizar a segurança da cadeia de suprimentos. Os operadores terminais globais APM Terminals e PSA International vão usá-la para enriquecer a colaboração portuária e melhorar o planejamento dos terminais. Com o apoio da Guangdong Inspection and Quarantine Bureau, a plataforma também vinculará os usuários a importantes corredores comerciais dentro e fora da China, conectando a seu Sistema de Rastreamento de Qualidade Global para produtos de importação e exportação.

Para atender as necessidades específicas da indústria, Maersk e IBM também estão estabelecendo um conselho de consultores especializados para ajudar a otimizar ainda mais a plataforma e os serviços, proporcionar orientação e feedback sobre fatores importantes da indústria e impulsionar padrões abertos.

Maersk e IBM nomearam Michael J. White, ex-Presidente da Maersk Line na América do Norte, como CEO da nova companhia. “Hoje em dia, uma grande quantidade de recursos é desperdiçada por conta de processos manuais ineficientes e expostos a erros”, disse o executivo.

White revela que, por meio de testes, foi possível confirmar a demanda de toda a indústria por melhorias e oportunidades de eficiência usando soluções digitais. “Nossa ambição é aplicar todos esses aprendizados para estabelecer uma plataforma totalmente aberta, na qual todos os participantes da cadeia de suprimentos global possam participar e obter um valor significativo. Esperamos seguir ampliando nosso ecossistema de parceiros à medida que avançamos para uma solução global.”

A tecnologia em si
Inicialmente, a nova companhia planeja comercializar duas soluções principais, destinadas a digitalizar a cadeia integral de suprimentos global.

A primeira é uma rede de informação de navios, que vai oferecer visibilidade da cadeia integral de suprimentos. Com isso, todos os envolvidos na gestão da cadeia vão poder trocar informações sobre embarques em tempo real de maneira segura e sem interrupções

Outra solução é o Paperless Trade (comércio sem papel) para digitalizar e automatizar a gestão de documentos ao permitir que os usuários finais enviem, validem e aprovem documentações de forma por meio dos limites da organização. Isso vai ajudar a reduzir o tempo e o custo de expedição e transporte das cargas. Os smart contracts, baseados em blockchain, asseguram que todas as aprovações requeridas estejam nos conformes, o que ajudará a acelerar aprovações e reduzir erros

Com a aprovação regulatória, espera-se que as soluções da joint venture estejam disponíveis em um prazo de seis meses. A nova companhia terá sua sede na área metropolitana de Nova York.

A plataforma se baseia na tecnologia IBM Blockchain, disponível em IBM Cloud e com a tecnologia Hyperledger Fabric 1.0, um framework de blockchain e um dos projetos da Hyperledger administrado pela Linux Foundation. Para obter mais informações sobre a joint venture, acesse a publicação oficial no site da IBM.