LogTalk LogTalk

Magalu inicia operações em seu maior centro de distribuição no Brasil

Publicado em 21/02/2022

Com 119 mil m², empreendimento desenvolvido pela GLP será estratégico para o atendimento do Sudeste do país, servindo ao abastecimento das lojas e às entregas de produtos vendidos pelos canais digitais

Por Redação


Foto: Divulgação

A Magalu iniciou as operações no centro de distribuição no Parque Logístico GLP Garulhos II. Com 119 mil m², o CD é o maior da varejista no Brasil e será estratégico para o atendimento da região Sudeste do país, servindo tanto ao abastecimento das lojas, quanto às entregas de produtos vendidos pelos canais digitais da companhia. O espaço entrou em atividade em dezembro de 2021.

O empreendimento foi construído no modelo built to suit (sob medida) pela GLP para a principal plataforma de compras e vendas do Brasil, atendendo às necessidades específicas da empresa, como portaria exclusiva para acesso dos veículos, auditório e áreas de lazer e descanso para os colaboradores. Esse é o maior projeto sob medida já realizado pela GLP no Brasil.

A construção do novo CD foi concluída em apenas 12 meses, chegando em tempo para atender à crescente demanda pelo e-commerce no Brasil, potencializada pela pandemia. Segundo o presidente da GLP no Brasil, Mauro Dias, o mercado para o comércio eletrônico continuará crescendo e novos centros de distribuição modernos e em localizações estratégicas serão fundamentais para reduzir o tempo de entrega, trazendo ganhos também aos consumidores finais.

A construção do empreendimento gerou 1,4 mil empregos diretos. Com o início das operações, o Magalu estima que o novo centro de distribuição em Guarulhos gere 600 novos postos de trabalho e movimente de 8 a 12 mil pedidos diariamente.

SUSTENTABILIDADE

Além da eficiência logística, outro objetivo das empresas no projeto foi a sustentabilidade e o uso racional de recursos naturais. O novo centro de distribuição já está em processo de certificação LEED Gold de construção sustentável, o segundo mais alto nível concedido pela U.S. Green Building Council, criadora do selo.

A GLP ainda vai reflorestar 177 mil m² em uma área de preservação ambiental. Para isso, serão semeadas 14,5 mil mudas de árvores de espécies nativas, das quais, mil mudas já foram plantadas.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Três pilares para garantir um alto padrão de segurança em um condomínio logístico
A solidez e a qualidade em segurança são estruturadas em três pilares: infraestrutura, tecnologia e mão de obra