LogTalk LogTalk

Maio Amarelo: BRF lança campanha de segurança no trânsito

Publicado em 11/05/2022

Intitulada “Juntos Salvamos Vidas”, ação visa orientar os mais de 11 mil motoristas e 4,3 mil condutores da frota leve da companhia; cronograma inclui live e demais materiais com recomendações de segurança

Por Christian Presa, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Shutterstock

A BRF lançou nesta semana uma campanha dedicada ao Maio Amarelo, o mês de prevenção e segurança no trânsito. Intitulada “Juntos Salvamos Vidas!”, a ação é composta por iniciativas de conscientização para os mais de 11 mil motoristas e auxiliares que realizam o transporte de produtos em todo o país. O projeto é uma parceria com o Observatório Nacional de Trânsito.

As ações também foram idealizadas com o intuito de enfatizar a importância dos cuidados no trânsito aos 4,3 mil condutores da frota leve – escopo que envolve vendedores, supervisores, gerentes de venda, extensionistas, sanitaristas, gerentes do agronegócio, compradores de grão e engenheiros florestais. Ao todo, a operação da BRF no Brasil é formada por mais de 9,5 mil caminhões.

De acordo com o coordenador de Segurança e Transportes da BRF, Luís Eduardo Marques, a ação é uma forma de demonstrar o compromisso da companhia com a segurança de todos os setores envolvidos nas operações de transporte.

“Além dos motoristas da BRF, as ações também abrangem a comunidade, o que acaba gerando um grande movimento em prol da vida.” – Luís Eduardo Marques.

Além disso, o programa será estendido aos profissionais terceirizados que trabalham no transporte fretado de trabalhadores da empresa.

O CRONOGRAMA DO PROGRAMA “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”

Uma das ações do programa foi a realização de um webinar para transportadores e colaboradores da BRF. A live, que ocorreu na tarde de ontem (10), teve a participação do líder da Risk Factor no Brasil, Luciano Maffia, que abordou a técnica dos P’s – Pausar, Processar e Prosseguir.

O “Juntos Salvamos Vidas” inclui o compartilhamento de materiais com dicas e orientações, tais como faixas, murais e cards para WhatsApp, mensagens diretas e vídeos do Observatório enviados por e-mail e exibidos nas TVs nos refeitórios e salas de lazer. Também haverá um convite para a prática do comportamento seguro no trânsito através do Treinamento de Direção Preventiva na Academia BRF, lançado em 2021.

Nas comunidades onde a BRF atua, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina, estão programados spots nas rádios alertando a população para o tema da segurança no trânsito.

PROGRAMA DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE EM TRANSPORTE

Em 2012, a BRF implantou o Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) em Transporte, que ajudou a reduzir em 64% a frequência de acidentes com a frota. O projeto inclui programas mais rígidos de segurança e capacitação, como uso de tecnologia embarcada, por meio de telemetria e sensor de fadiga dentro das cabines, bem como sensor frontal de aproximação indicando risco de colisão.

Diariamente, essas tecnologias impactam a rotina de trabalho de aproximadamente 11 mil motoristas e ajudantes.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Gerenciamento de riscos em transportes: Custo ou investimento?
Como se preparar para um mundo cada vez mais incerto