Assinatura Premium Assinatura Premium

Maio conquista recorde histórico de movimentação, no Porto do Rio Grande

Publicado em 14/06/2016

O mês de maio de 2016 teve um desempenho recorde de movimentação, no complexo do Porto do Rio Grande. O setor de estatística concluiu a análise dos dados, que destaca o grande fluxo de mercadorias, que, no acumulado do ano (janeiro a maio), fez o porto ter crescimento de 8,9%, quando comparado ao ano passado. Apenas em maio foram mais de 4,2 milhões de toneladas, sendo o maior número já registrado na história do Porto.  

“A Superintendência está diariamente em contato com os terminais, acompanhando o processo portuário, principalmente, no período da safra. Estamos com um rendimento extraordinário, mostrando a força do nosso complexo, que trabalha com agilidade e eficiência”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco. Em maio foram movimentadas 4.245.768 toneladas, o maior número já registrado para um único mês. Em 2015, apenas abril e agosto superaram 4 milhões de toneladas, sendo que nenhum deles alcançou a marca atual.

Considerando apenas o mês de maio de 2016 com 2015, a carga geral teve incremento de 46%, enquanto os graneis sólidos subiram 21,8% e os líquidos 4,5%. Destacam-se, no período, o complexo soja (farelo, óleo e grão) teve aumento de 27,4%, passando de 1.704.530 para 2.172.300 toneladas. Os contêineres também tiverem crescimento de 6,7%, no mês, totalizando mais de 62 mil TEUS. A China foi o principal destino das exportações, enquanto o Marrocos foi o líder das importações.

No acumulado do ano, entre janeiro e maio, o Porto do Rio Grande registra aumento de 8,9%, quando comparado ao ano de 2015. “A carga geral reforçada pela celulose, toras de madeira e carga viva tem tido um ótimo desempenho, no complexo”, afirma o diretor-superintendente. A carga geral teve incremento de 43,6% e os graneis líquidos de 7%. O granel sólido teve queda de 2% no acumulado.

Nos granéis sólidos, o arroz tem obtido resultado positivo de movimentação. Seja em contêiner ou não, o arroz passou de 542 mil para 690 mil toneladas, com aumento percentual de 27,3%. O desembarque de cevada teve incremento de 34,4%, totalizando 59 mil toneladas, em 2016. O desempenho negativo dos sólidos é impulsionado pela queda na movimentação do trigo (-45,5) e do milho (-12%).

“A Superintendência está atenta ao mercado. Comemoramos o bom desempenho do mês de maio e estamos conversando com os setores produtivos, terminais e operadores portuários para trabalharmos com uma situação próxima do real dos próximos meses. Bater recorde histórico, em ano de crise, mostra que o nosso porto continua sendo uma opção competitiva no mercado”, conclui Branco. Até maio de 2016, a China foi o principal destino das exportações, enquanto a Algéria foi o principal país a enviar produtos ao porto. Até o momento, foram 1.282 viagens de embarcações, que passaram pelo complexo portuário.