Multilog Multilog

Mais alerta aos motoristas com sensores antifadiga e anticolisão

Publicado em 16/03/2015

A Sighra, empresa especializada em soluções tecnológicas de rastreamento e gestão de operações de transporte, traz ao mercado dois novos sistemas de segurança, que prometem aumentar o nível de alerta dos motoristas nas estradas: os sensores antifadiga e anticolisão.

Segundo o Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), no Brasil, motoristas que dirigem com sono são responsáveis por 42% dos acidentes de trânsito, além disso, 18% dos acidentes são ocasionados pela fadiga dos motoristas. Juntos, o sono e o cansaço representam 60% dos acidentes causados no País.

Para a segurança de empresas embarcadoras e transportadoras, tão importante quanto a condição dos veículos, controle de velocidade e tempo de direção, é a atenção dos condutores que estão pelas estradas. Pensando nesses índices tão alarmantes, a Sighra é a primeira empresa de rastreamentos a trazer para o Brasil as tecnologias inovadoras de sensores de fadiga e anticolisão.

O sensor antifadiga, por meio da mais alta tecnologia de reconhecimento de padrões óticos (velocidade de piscada e tamanho da íris), é capaz de detectar fadiga e falta de atenção ao volante, seja proveniente de sono, cansaço ou movimentos que indicam falta de atenção, como manusear o celular, olhar para dentro da cabine ou qualquer movimento em que os olhos não estejam atentos à estrada.

A instalação é rápida e prática, sem a necessidade de configurações prévias. O equipamento é instalado no veículo e, ao sinal de fadiga e desatenção do motorista, emite um sinal sonoro para o motorista e um alerta para a central de monitoramento. A mesma métrica se aplica ao cochilo, caso o aparelho detecte aumento no tempo de piscar os olhos, caracterizando excesso de cansaço ou sono, o  aparelho emite um sinal sonoro, chamando a atenção do condutor, e envia a informação ao software de monitoramento, alertando o comportamento de excessivo cansaço desse condutor. A partir dessas informações, é possível que a empresa contratante tome medidas preventivas em contato com o profissional, indicando pontos de paradas, por exemplo.

O sensor anticolisão, utilizando o que há de mais avançado em análise e tratamento de dados, é capaz de detectar e informar ao motorista sobre possíveis acidentes, devido à velocidade relativa na pista, à distância do veículo à frente, à leitura das faixas da pista, além de analisar se o veículo está corretamente posicionado na estrada. O equipamento emite sinais de alerta a qualquer situação de risco, evitando a colisão. Além do sinal sonoro para o motorista, o equipamento pode ser parametrizado, de acordo com a necessidade do cliente, para frear gradativamente, acionar o freio de emergência ou, até mesmo, iniciar uma gravação automática, para futura análise e identificação real do ocorrido.

Atuante no mercado de rastreamento logístico como uma das maiores empresas do ramo, a Sighra possui soluções completas e atendimento nacional, garantindo a segurança do veículo, do condutor e da carga, e ganhos de produtividade, por meio de controles e sistemas adaptados às regras de cada cliente.