Multilog Multilog

MAN Latin America alcança recorde em mercados internacionais

Publicado em 02/06/2015

Mais de 1.000 pessoas foram capacitadas em caminhões e ônibus Volkswagen e MAN

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, capacitou mais de 1.200 estrangeiros, em 2014, um aumento de 25%, em relação ao ano anterior. O crescimento faz parte da estratégia da montadora de fortalecer, cada vez mais, a sua presença em mercados internacionais. O objetivo é expandir a oferta de treinamentos para mais países e garantir sempre a melhor oferta de produtos e serviços aos clientes nessas regiões.

Essa evolução nos números, em 2014, vem como reflexo dessa meta, com a capacitação de profissionais de mercados, como o Haiti, na trilha de conhecimento da MAN Latin America. Outra aposta, no último ano, foi em treinamentos exclusivos para ônibus, ação que demonstra a importância que esse produto vem adquirindo no mercado externo. Ao todo, são mais de 20 instrutores envolvidos nos treinamentos, que chegaram aos mercados latino-americanos e africanos.

A capacitação da equipe de vendas também mereceu destaque, sobretudo no México, onde, durante um mês inteiro, foram oferecidos cursos, que qualificaram mais de 100 profissionais da rede a comercializar os novos produtos lançados no país. A maior parte dessas qualificações, no entanto, tem seu escopo nos temas técnicos, relacionados aos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

A iniciativa se traduz em atendimento, cada vez mais especializado e qualificado, para os clientes, o que contribui para o reflexo positivo no resultado do concessionário internacional, em seu dia a dia. A oferta de treinamento, inclusive, estende-se aos frotistas, como no módulo de condução econômica e direção defensiva, realizado por mais de 200 motoristas profissionais, no último ano.

“Esse nível mais aprofundado de conhecimento beneficia toda a cadeia, especialmente, os clientes, que têm a garantia do melhor serviço na rede de concessionários das marcas MAN e VW. Em 2015, seguimos com nosso objetivo de alcançar novos mercados, sem deixar de lado nossos já tradicionais parceiros, nessa qualificação. Vemos essa estratégia como ponto crucial para o crescimento de nossas exportações”, destaca o gerente-executivo de Pós-Vendas da MAN Latin America, Sérgio Beraldo.

Estruturas próprias alavancam resultados
Os importadores apoiam a iniciativa, com a criação e a ampliação de seus centros de treinamento locais, nos mesmos moldes do pertencente à fábrica no Brasil, para garantir o padrão de qualidade. A estrutura brasileira também é utilizada para capacitações em assuntos muito específicos.

Outro investimento se relacionou à agenda mais flexível e integrada para todos os importadores, com a disponibilidade de treinamentos, até mesmo, em outros países. Por exemplo, alunos do Uruguai podem atender cursos no Chile, aumentando, assim, a troca de experiências.