Assinatura Premium Assinatura Premium

MAN Latin America aumenta precisão e produtividade com tecnologia da Seal

Publicado em 18/08/2014

Com 70 mil utilizações do sistema por dia, a empresa prevê um aumento de cerca de 20% na produtividade

A MAN Latin America adotou a tecnologia de coletores de dados por comando de voz (Voice Picking) da Seal Tecnologia, empresa que, há 25 anos, atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio, etiquetas eletrônicas de preço e Radio-Frequency IDentification (RFID). A solução foi implementada para a área de separação de peças e abastecimento da linha de montagem, que possui entre 4.000 e 5.000 peças e requer 70 mil utilizações do sistema por dia. Tendo em vista o porte da operação, a MAN buscou uma tecnologia que suportasse o processo, além dos benefícios de baixo custo, simples manuseio e fácil manutenção.

Com 50 aparelhos já em utilização, a margem de erros de separação de peças diminuiu em 90%. “O sistema dos coletores interpreta a voz humana, interage com o operador e retorna com instruções claras, ou seja, não é necessário ler as orientações, pode-se, simplesmente, escutá-las e executá-las, e isso gera maior produtividade naturalmente”, explica Wagner Bernardes, diretor executivo da Seal Tecnologia.

Simplicidade e precisão
Aumentando a precisão nos processos, a MAN pode gerar mais agilidade no dia a dia e, consequentemente, obter maior eficiência. “A solução está em uso há dois meses e já adquirimos assertividade nas operações, além de reduzir muito o tempo necessário para o treinamento de pessoal, uma vez que a tecnologia por voz é bem mais intuitiva do que a utilização de instruções escritas. Sem a necessidade de treinamento intensivo, a implementação e a adesão da solução foi rápida e, por isso, temos previsão de que a nossa produtividade na operação aumente em 20% até o final do ano”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.

Adotada na planta de Resende, no Rio de Janeiro, a única unidade montadora de caminhões e ônibus no Brasil, a MAN pretende expandir o uso do Voice Piking para a área de montagem dos kits de SKD (conjuntos de veículos desmontados, que são separados e enviados para finalização em outras unidades, no caso, no exterior) como o próximo passo.