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MAN Latin America é a primeira montadora a realizar teste de cheiro em caminhões

Publicado em 16/03/2015

A MAN Latin America se preocupa com o bem-estar de seus clientes, por isso é a primeira montadora do Brasil a realizar teste de odor nos componentes internos das cabines dos caminhões. O objetivo é evitar possíveis danos à saúde do motorista, como alergias e irritações, identificando odores em peças, para que o fornecedor seja acionado e o problema eliminado.

Os testes são realizados em todas as cabines dos caminhões Volkswagen, na fábrica de Resende, Rio de Janeiro. Para o resultado mais assertivo, os produtos são expostos a um calor excessivo, para acentuar qualquer tipo de odor interno. A equipe, composta por três colaboradores, entra no veículo e permanece por 50 segundos, tempo necessário para identificar qualquer tipo de anormalidade. Um dos responsáveis é Marcos de Oliveira, que tem deficiência auditiva e conseguiu desenvolver um olfato aguçado para esse trabalho. “A incessante busca pelo aprendizado me fez crescer profissionalmente e ser reconhecido pelo trabalho que realizo na empresa”, comenta o técnico químico da Qualidade Assegurada da MAN Latin America.

Todos os componentes internos da cabine são avaliados, principalmente, aqueles que podem reagir quimicamente diante da exposição excessiva ao sol, como plásticos, couro e borrachas, e gerar odor incomodante. Os testes acontecem de duas formas: na cabine como um todo, considerando todos os materiais, ou em peças específicas, que são analisadas em estufa no laboratório, localizada dentro da fábrica de Resende. As amostras ficam submetidas a uma temperatura de 80ºC por, aproximadamente, duas horas, para depois passar pelo “nariz” dos inspetores.

A preparação prévia também é muito importante. Os responsáveis não podem usar perfume ou qualquer produto com aroma e só beber água na hora que antecede a atividade. Para a classificação do cheiro dos componentes, a MAN Latin America segue a diretriz utilizada em todo o Grupo Volkswagen, que vai de um a seis, inclusive, para veículos de passeios. Nessa escala, a nota um é considerada imperceptível e o grau máximo seis é classificado como insuportável. “Temos rigorosos procedimentos de qualidade, que norteiam a excelência já reconhecida em nossos produtos. Com essa iniciativa, asseguramos, também, que a liberação de um novo veículo para produção passe, obrigatoriamente, por essa avaliação, essencial para eliminar qualquer possibilidade de reclamação por parte dos clientes”, afirma o supervisor da Qualidade Assegurada da MAN Latin America, Rodrigo Lemos.