Assinatura Premium Assinatura Premium

Manserv Facilities passa a usar drone para a inspeção de telhados

Publicado em 14/03/2016

Pioneira no uso da tecnologia para análise, a empresa capacitou equipe de telhadistas para operar as aeronaves responsáveis pelo monitoramento e aumentou a eficiência do processo em 70%

Utilizando um moderno veículo aéreo não tripulado (VANT) ou drone, como é mais conhecido, a Manserv Facilities desenvolveu uma solução pioneira, para aumentar a eficiência e segurança durante a inspeção de telhados de instalações fabris e empresariais. A nova solução, colocada em prática em outubro de 2015 na planta de uma grande multinacional americana do ramo farmacêutico, em São José dos Campos, no interior paulista, alcançou uma redução média de horas trabalhadas de 70%, em comparação ao processo feito somente com a interferência humana.

A tecnologia começou a ser desenvolvida após uma série de estudos elaborados pela companhia, no início de 2015, envolvendo as unidades de negócio de Engenharia e Operações de Facilities, buscando aprimorar dois aspectos essenciais para o trabalho: a eficiência e a segurança dos colaboradores.

Com isso, a Manserv investiu cerca de R$ 30 mil na capacitação da sua equipe de telhadistas, composta por três profissionais, que passou por treinamentos práticos e teóricos em instituições especializadas, tornando-se operadores de voo especializados em inspeção. “Com a implementação dessa solução inovadora, pudemos aprimorar e sofisticar todo o projeto, em diversas frentes. Conseguimos aumentar a produtividade, qualificar os nossos profissionais telhadistas, que agora são técnicos certificados de voo, e reduzir a quase zero os riscos naturais da operação em telhados. O sucesso dessa atividade já nos desafia a novas possibilidades com o uso dessa tecnologia”, afirma o diretor-geral da Manserv Facilities, Ricardo Moreira.

Capacitação e segurança
Para que pudessem operar o drone, os telhadistas passaram por um rigoroso curso, com etapas teórica e prática, em treinamento no campus da Universidade de São Paulo (USP). Após receberem a certificação, aprimoraram as suas técnicas de voo com horas complementares, feitas em uma aeronave “piloto” adquirida também pela Manserv. Em sua nova colocação, os operadores, agora, podem concluir a inspeção do telhado em menos de duas horas.

Nos moldes anteriores, para a realização do processo, era necessário que um telhadista e um assistente, chamado meio oficial, realizassem a tarefa. Ambos teriam que dispor de, pelo menos, seis horas para realizá-la. “Além do evidente ganho de produtividade, a capacitação desses profissionais deve ser destacada. Com o treinamento, nossa equipe, agora, conta com três profissionais capacitados a operar voos com o drone em inspeções prediais, que poderão executar a sua função com ainda mais assertividade e segurança”, destaca o executivo.

Nesse sentido, a aeronave, equipada com uma câmera de altíssima resolução (4K), permite que sejam analisados locais de difícil acesso, que podem ser vistos em detalhes, graças à regulagem de zoom do equipamento. Outra funcionalidade do veículo é a possibilidade de gravar todo o trajeto para análises posteriores. Além disso, o dispositivo também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial, que, em caso de perda de sinal ou de fatores, como vento forte e chuva, aciona automaticamente a função piloto automático do VANT, realizando o trajeto reverso e retornando ao ponto inicial de decolagem.