ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia das Crianças

Intelbras
 

 

Categorias

 

MLOG - Manter atualizado

 

Logist

 



Manserv Logística investe em tecnologia e reduz custos em operações

Publicado em 30/08/2019

Sistema ManservFleet representa economia inicial de cerca de R$ 500 mil ao ano 

 

Quando o assunto é a indústria 4.0 no segmento logístico, a telemetria é a tecnologia que exerce um papel importante na gestão dos ativos. Neste cenário, a Manserv Logística, empresa especializada em serviços de intralogística, movimentação, armazenagem e gestão de estoques, investiu no desenvolvimento de um sistema de medição de produtividade de equipamentos móveis utilizando dados de telemetria. A inovação representou uma redução de custos de cerca de R$ 500 mil ao ano para a empresa, logo no primeiro mês de implantação.

A Manserv trabalha com modelos de contrato por medição de produtividade, no qual o cliente paga o serviço de acordo com a disponibilidade física e horas trabalhadas de cada máquina. O sistema, chamado ManservFleet, foi desenvolvido com o objetivo de automatizar o fechamento destas medições e, também, proporcionar ferramentas de gestão operacional. Disponibilizado em maio deste ano, foi inicialmente implementado em 183 equipamentos de transporte rodoviário e logística interna, que atuam nos segmentos de Siderurgia, Indústria de Base e Centros de Distribuição, em clientes dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia.

Além de estar disponível em uma plataforma Web, existem duas versões de aplicativos, sendo o ManservFleet Analytics para gestão operacional e financeira, e o ManservFleet Driver, utilizado pelos operadores, através de Tablets acoplados nas cabines das máquinas. “Com essa tecnologia, conseguimos agilizar o fechamento das medições ocorrendo em tempo real, e aumentar a transparência na contabilidade de dados através das auditorias realizadas pelos nossos clientes”, afirma Caroline Pereira, gerente de engenharia da Manserv Logística.


Segurança e eficiência

A telemetria é uma grande aliada para aumentar a segurança nos processos logísticos. Com o monitoramento dos equipamentos é possível avaliar em tempo real como a condução é realizada, ativar o modo condução perigosa e também receber alertas de desvios. Além de contemplar tudo isto, o app ManservFleet Driver também disponibiliza testes de atenção para medir o grau de concentração dos operadores antes do início do turno, check list de equipamentos, consulta de instruções de trabalho e um módulo para apontar qualquer incidente que possa ter acontecido durante a operação. Neste módulo, o operador pode tirar fotos do ocorrido e em seguida fazer o upload no aplicativo para conhecimento de todos os envolvidos.

A tecnologia e a inovação são partes da estratégia de crescimento e transformação do modelo de negócios da Manserv, “Todas as nossas inovações têm como foco aumentar nossos níveis de eficiência, sem deixar de lado a segurança dos nossos colaboradores que é uma das nossas maiores prioridades”, explica Caroline.

 

Faça como milhares de profissionais! Acesse a plataforma para
profissionais de logística e supply chain. Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: