ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!

 

Categorias

 

e-Galpão

 

Evento Operações Logísticas Inovadoras

 



Mapeamento do IBGE destaca concentração de infraestrutura logística no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 11/12/2014

Mapa permite visualização integrada dos diferentes modais oferecidos pela atual estrutura de transportes brasileira

Já está disponível o novo mapa mural “Logísticas dos Transportes no Brasil”, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permite uma visualização integrada da infraestrutura de transportes existente, hoje, no Brasil, além uma análise do movimento de cargas, mercadorias e de pessoas de um ponto a outro do País. Conforme o órgão, “uma escolha racional dos modais evita desperdício de tempo, energia, trabalho, grandes congestionamentos e aumenta a eficiência e a competitividade das empresas, tanto para negócios internos, quanto para melhorar a competitividade internacional do País”.

A publicação destaca a predominância do modal rodoviário sobre os demais, com maior vascularização e densidade. Apesar disso, a distribuição é desigual, com concentração na região Centro-Sul do Brasil, com destaque para algumas regiões: a Grande São Paulo e as Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Além disso, chama a atenção para “vazios logísticos”, nos quais a rede de transporte é mais escassa, como o interior do Nordeste, a região do Pantanal, exceto a área de influência da hidrovia do Paraguai, e o interior da Floresta Amazônica, à exceção do entorno das hidrovias Solimões-Amazonas e a do Madeira.

São Paulo tem maior integração intermodal
É no Estado de São Paulo que se encontra a maior densidade de rodovias e a maior integração entre os modais. Esse é, por exemplo, o único Estado que apresenta uma infraestrutura de transportes, na qual as cidades do interior estão conectadas à capital por uma vasta rede, incluindo rodovias duplicadas, ferrovias e a hidrovia do Tietê. Além disso, é em território paulista que está localizado o maior aeroporto do País, o de Guarulhos, e o porto organizado com maior movimentação de carga, Santos.

Necessidade de melhorias na infraestrutura rodoviária
Para o IBGE, chama atenção a extensão de rodovias pavimentadas não duplicadas no Noroeste do Paraná, no Rio de Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no Distrito Federal e entorno, e no litoral da Região Nordeste. Conforme o órgão, pela relevância econômica das regiões, é necessário melhorar a acessibilidade, por meio da infraestrutura de transportes. Além disso, destaca a quantidade de rodovias implantadas não pavimentadas no Norte do Mato Grosso, área de expansão da fronteira agrícola.

Ferrovias e hidrovias
O levantamento do IBGE salienta, ainda, a reduzida distribuição de ferrovias e a baixa exploração do modal hidroviário, apesar das necessidades e do potencial do Brasil para investimento nesse tipo de transporte.

Como a maior parte da malha ferroviária é utilizada para o escoamento das commodities, principalmente minério de ferro e grãos, os principais eixos ferroviários são aqueles que ligam as áreas de produção/extração dessas mercadorias aos grandes centros urbanos e aos portos do País. Assim, algumas ferrovias importantes estão distantes da região Sudeste, como a Ferrovia Norte-Sul, que liga Anápolis, Goiás, ao Porto de Itaqui, em São Luís, Maranhão, transportando, predominantemente, soja e farelo de soja; a Estrada de Ferro Carajás, que liga a Serra dos Carajás ao Terminal Ponta da Madeira, também em São Luís, levando, principalmente, minério de ferro e manganês, e a Estrada de Ferro Vitória-Minas, que carrega, predominantemente, minério de ferro para o Porto de Tubarão.

Já quanto às hidrovias, pelas características regionais, é no Norte onde são mais utilizadas, com destaque para a Solimões/Amazonas e a do Madeira. Outras hidrovias de extrema importância para o País são as do Tietê-Paraná e do Paraguai, especialmente para a circulação de produtos agrícolas.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Você tem interesse em logística? Então acesse a plataforma de
conhecimento em logística e supply chain e atualize-se!
Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: