Multilog Multilog

Maplink compra empresa francesa de software para a logística, Optilogistic

Publicado em 18/10/2016

A aquisição permitirá a expansão da presença global da companhia, além de assegurar a sua liderança na América Latina

A Maplink, empresa brasileira de tecnologia em soluções de geolocalização e logística, adquiriu a empresa francesa Optilogistic, especialista no desenvolvimento de soluções de logística para o mercado europeu. Com o acordo liderado pela Movile, empresa de mobile commerce, o investimento, além de complementar o portfólio da Maplink, transfere para a carteira da companhia mais de 60 clientes na Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

A aquisição dá continuidade à estratégia de expansão global da Maplink, que já atua na América Latina desde 2014, e promete trazer benefícios para os clientes nos países que as empresas atuam, como a possibilidade de oferecer a sua tecnologia e serviços com suporte e pagamento em moeda local, além da oferta de serviços de geolocalização e nuvem mobile.

A expansão dos negócios acontece em um momento propício, uma vez que o mercado de Software as a Service (SaaS) deverá superar a marca de US$ 112,8 bilhões até 2019, atingindo uma taxa anual de crescimento médio de 18,3%, quase cinco vezes mais do que o mercado tradicional de softwares. Isso significa que, para cada US$ 4,59 investidos em softwares, US$ 1 será direcionado ao SaaS. Segundo o International Data Corporation (IDC), o mercado mundial da área movimentou receitas de US$ 48,8 bilhões, em 2014, representando um crescimento de 24,4%, em relação ao ano anterior.

“O custo de logística representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, esse valor é de 17%. Isso mostra o quanto é preciso ser feito para que o País evolua em competitividade. A aquisição trará benefícios para os nossos clientes, em termos de eficiência nos processos e produtividade, pois estaremos ainda mais preparados para atender ao mercado crescente de on demand logistic. A partir de agora, os nossos esforços serão somados ao objetivo de oferecer soluções eficientes e sofisticadas”, afirma o diretor-geral da Maplink, Frederico Hohagen.

No mercado desde 1992, a Optilogistic é líder mundial em logística no segmento de laticínios e especialista em agronegócios, com clientes pela Europa, África, América do Norte e América Latina. Suas tecnologias são dedicadas ao desenvolvimento de soluções para atender às complexidades dos processos logísticos das empresas, que vão desde o planejamento de distribuições complexas e consultoria logística, até a implementação e treinamento para o uso dos serviços. A companhia possui um time de 34 profissionais baseados na Europa, entre eles doutores e especialistas, que serão incorporados ao quadro da Maplink.

“Termos um time especializado em soluções de logística é um grande diferencial, visto que existem poucos desses profissionais no mercado. Por isso, promoveremos um intercâmbio entre as equipes, inicialmente, com o foco no time de tecnologia, mas, com certeza, daremos a oportunidade de rotação dentro das outras áreas”, continua Hohagen.

Nos últimos dois anos, a Maplink dobrou de tamanho em receita e já tem 30% do seu faturamento fora do Brasil. Com a aquisição, espera-se que o faturamento da empresa dobre novamente este ano e que mais de 50% da receita venham do exterior. A aquisição possibilitará um intercâmbio de produtos, tecnologias e expertise, que tornarão as operações dos clientes mais eficientes, além de trazer para o Brasil uma tecnologia superior a que existe atualmente, no mercado.