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Marcopolo aumenta plano de investimentos para R$ 450 milhões

Publicado em 15/06/2012

A Marcopolo reviu o seu plano de investimentos e vai aplicar R$ 450 milhões em suas operações até 2016, em vez dos R$ 350 milhões anunciados no segundo semestre do ano passado. De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, essa ampliação dos investimentos em mais R$ 100 milhões se deu em razão do agressivo plano de crescimento da empresa para os próximos anos, no Brasil e no exterior, e também pela perspectiva de maior demanda que o mercado brasileiro deverá ter até 2016. 
“A demanda por ônibus em todo o mundo deverá aumentar, não de maneira linear e nem em todas as regiões e, por isso, precisamos ser eficientes e competitivos para ter o produto certo para cada mercado em expansão”, afirma o duretor-geral.
“A Marcopolo, assim como qualquer empresa brasileira que queira ser competitiva internacionalmente, precisa buscar constantemente níveis mais elevados de produtividade, economia de escala, automação, com forte foco na redução de custos e na qualificação e formação profissional. Esses são os principais drivers da nossa companhia e a ampliação dos investimentos é justamente para aproveitar as sinergias que o mercado brasileiro oferece hoje e nos tornarmos ainda mais competitivos. Com isso, ganha o País, o nosso cliente, a empresa, os nossos colaboradores e as comunidades nos locais onde estamos instalados”, salienta de la Rosa.
Os novos investimentos serão aplicados principalmente nas unidades de Caxias do Sul (RS), onde a empresa possui duas fábricas, e na instalação de uma nova operação fabril, em São Mateus, no Espírito Santo, para a produção de miniônibus - da Unidade de Negócio Volare, com foco na exportação. “Somente nas fábricas de Caxias do Sul aplicaremos R$ 100 milhões em 2012 e 2013. Construiremos novas instalações administrativas, um novo e moderno centro logístico e um novo centro de treinamento e formação profissional, além do desenvolvimento e lançamento de novos produtos e da aquisição de equipamentos de última geração para diversos setores das fábricas”, destaca o CEO da Marcopolo.
Com foco na ampliação dos negócios no exterior e no aumento das exportações, parte dos novos investimentos será dedicada à Unidade de Negócio Volare que vai instalar uma nova linha de montagem no Espírito Santo, na cidade de São Mateus.
Segundo o diretor da Volare, Milton Susin, a perspectiva de crescimento no mercado externo, sobretudo na América Latina, fez com que a marca precisasse ampliar a sua produção em um local que permitisse maior competitividade no mercado internacional. “A decisão por instalar uma unidade nessa região se deu em razão da questão logística de insumos e por ser próximo ao porto, o que é fundamental para quem visa o mercado externo. A fábrica vai fazer veículos para a exportação para atender à demanda crescente pelos nossos produtos em países da América do Sul e África, além das regiões Norte e Nordeste”, explica Susin.
Com a ampliação do programa de investimentos anunciados até 2016, a Marcopolo atingirá montante de R$ 1 bilhão no período entre 2007 e 2016. A empresa, que tem meta para atingir receita líquida consolidada de R$ 6 bilhões até 2016, aumentou a sua receita de R$ 2,1 bilhões (em 2007) para R$ 3,6 bilhões (previstos para este ano). A produção passou de cerca de 18 mil unidades para 32,5 mil (previsão para 2012), com perspectiva de superar 40 mil unidades até 2016 (em todas as unidades no mundo).
A Marcopolo é um dos principais fabricantes de ônibus do mundo com operações no Brasil, África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia. A empresa conta com mais de 18 mil colaboradores em todo o mundo e registrou receita líquida de R$ 3,368 bilhões, em 2011, com a produção de 31.526 unidades.