Multilog Multilog

Maxtrack e Raízen expandem parceria e incluem rastreamento nas frotas EAB

Publicado em 25/09/2023

Atualmente, a Maxtrack monitora mais de 3,5 mil caminhões terceirizados da Raízen; frota total da produtora que atende Etanol, Açúcar e Bioenergia é de 4,2 mil veículos, distribuídos entre 30 parques de bioenergia

Por Redação

Maxtrack e Raízen expandem parceria e incluem rastreamento nas frotas EAB
A Maxtrack é responsável por monitorar mais de 3,5 mil caminhões terceirizados da Raízen (Foto: Divulgação)

A Maxtrack, empresa de tecnologia para rastreamento de passageiros e cargas, e a Raízen expandiram a parceria para a inclusão de rastreamento também para frotas da divisão EAB (Etanol, Açúcar e Bioenergia) da produtora.

Atualmente, a Maxtrack é responsável por monitorar mais de 3,5 mil caminhões terceirizados da Raízen, utilizados para o transporte de produtos nas divisões de transporte de combustível.

Para esta nova etapa, será incluída a plataforma inteligente da Maxtrack, que contempla o rastreamento de veículos, telemetria embarcada, câmeras internas de cabine, câmeras externas com visão periférica e sensores que utilizam Inteligência Artificial para apoiar motoristas que atuam na divisão de negócio.

A frota total da Raízen que atende Etanol, Açúcar e Bioenergia possui 4,2 mil veículos, distribuídos entre 30 parques de bioenergia em operação. Combinando a tecnologia LoRa (short for long range), que garante a conexão mesmo em áreas onde não existem redes de internet e GSM, o sistema da Maxtrack faz a coleta e análise das informações sobre os veículos a cada segundo.

BENEFÍCIOS

Segundo a companhia, com a submissão destes dados para análises de Big Data e IA, a equipe da Raízen pode detectar, de maneira preditiva, possíveis tentativas de furtos, colisões e falhas mecânicas, assim como comparar em tempo real qualquer anomalia, com base no histórico de comportamento de um caminhão ou condutor.

“Contar com a expansão dessa parceria, em uma empresa tão importante para o cenário nacional como a Raízen, mostra que estamos atuando no caminho certo, no intuito de promover uma melhoria contínua no segmento, criando soluções cada vez mais inovadoras, com nossos clientes no centro de nossas decisões”, explicou Braulio Carvalho, CEO da Maxtrack.

Após testes bem-sucedidos entre 2022 e 2023, a solução entrou em funcionamento em março deste ano, fechando o ano de 2023 com 2 mil caminhões, podendo chegar até 4,5 mil veículos que atendem a frota nos próximos anos.

“Além disso, com a parceria desenvolvida entre Maxtrack e Raízen, foi possível a formação de uma torre de controle dedicada ao monitoramento das frotas EAB, localizada em Piracicaba. E para garantir o uso eficiente da tecnologia na ponta, estão sendo realizados diversos treinamentos presenciais e on-line ao longo da safra, buscando a capacitação de motoristas e gestores”, ressaltou o diretor de Operações Agrícolas da Raízen, Ricardo Giacomello.