Assinatura Premium Assinatura Premium

Mercado de condomínios logísticos cresce impulsionado por pré-locações em São Paulo

Publicado em 06/08/2019

Brasil tem ótimo trimestre e a expectativa é otimista até 2020

 

O mercado brasileiro acumulou um volume de locações 24% maior no 1º semestre de 2019 do que em 2018 no segmento de condomínios logísticos de alto padrão. O estado de São Paulo foi responsável por 63% das locações de condomínios logísticos de alto padrão ocorridas no 2º trimestre de 2019, alavancando, assim, o crescimento nacional no setor, segundo pesquisa First Look Industrial realizada pela JLL.

A absorção bruta paulista atingiu o volume de 473 mil m², sendo que 31% foram resultados de pré-locações. A maior movimentação foram os 111 mil m² absorvidos pelo Mercado Livre no GLP Cajamar II. “A expectativa é de que alguns dos projetos considerados para 2020 sejam antecipados e, consequentemente, entregues ainda este ano, especialmente em Cajamar oferecendo novas alternativas de qualidade para inquilinos”, destaca Jeremy Smith, diretor da área de Representação de Ocupantes Industrial da JLL.

Cajamar e Guarulhos, duas das principais regiões logísticas do país, apresentam taxa de vacância abaixo dos 15%. Diante da baixa disponibilidade, alguns dos principais players do mercado já têm projetos em desenvolvimento nestas áreas, sendo a previsão de entregas de 104 mil m² em Guarulhos e 236 mil m² em Cajamar até o final de 2019.
 

Expectativa otimista para o mercado

Mesmo com a grande movimentação do mercado, o preço médio manteve-se estabilizado dentro do patamar de R$ 18, apresentando pequena oscilação de 3,36% em relação aos valores de 2018.

Já a taxa de vacância manteve queda e chegando a 20%. Segundo a área de Pesquisa de Mercado e Inteligência da JLL, o resultado evidencia a recuperação do setor, que teve início no segundo semestre de 2017.

Para Jeremy Smith, é um momento otimista do mercado. “A tendência é que o mercado continue aquecido no 2º semestre de 2019. Os destaques, além de SP, são a região de Extrema – MG, com 98mil m² previstos, e os 100 mil m² do GPA em Duque de Caxias previsto para ser entregue no início de 2020.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.